O que é Outsourcing Financeiro e quando vale a pena contratar?

Outsourcing de serviços financeiros0
Blog > Financeiro > O que é Outsourcing Financeiro e quando vale a pena contratar?

O outsourcing de serviços financeiros permite que você deixe a gestão financeira nas mãos de especialistas e ganhe tempo no dia a dia.

Basicamente, é a terceirização das principais funções do financeiro, como controle do fluxo de caixa, análise de pagamentos e recebimentos e emissão de notas fiscais. 

Ao transferir essas tarefas para uma equipe qualificada, você fica tranquilo em relação às finanças e pode focar 100% no core business do seu negócio. 

Quer ver como funciona o outsourcing de serviços financeiros?

Continue lendo e veja quando vale a pena contratar essa solução. 

O que é outsourcing de serviços financeiros

Outsourcing de serviços financeiros é o mesmo que terceirização da gestão financeira.

O termo vem do inglês BPO (Business Process Outsourcing), que significa Terceirização de Processos de Negócios, dando origem à solução de BPO Financeiro

Na prática, a organização contrata uma empresa especializada para cuidar do departamento financeiro, transferindo as principais atividades da área para uma equipe terceirizada. 

Entre os serviços inclusos, estão a conciliação bancária, emissão de notas fiscais e boletos, controle de contas a pagar e a receber, gestão do fluxo de caixa e projeções orçamentárias, mas o pacote também pode ser personalizado de acordo com as necessidades do negócio. 

Geralmente, as próprias empresas contábeis oferecem o outsourcing financeiro, pois já são responsáveis pela contabilidade e, dessa forma, podem integrar as duas áreas facilmente.

Para os empreendedores, é uma solução interessante para agilizar a gestão das finanças e poupar tempo e dinheiro internamente. 

Quem contrata o outsourcing de serviços financeiros

Empresas de todos os portes e segmentos contratam o outsourcing de serviços financeiros para otimizar sua gestão.

De acordo com um estudo publicado em 2018 no Statista, estas são as áreas de negócios mais terceirizadas no mundo:

  • TI: 74% das empresas já terceirizam e 87% pretendem expandir a terceirização
  • Contabilidade: 56% das empresas já terceirizam e 92% pretendem expandir a terceirização
  • Recursos humanos: 52% já terceirizam e 88% querem expandir a terceirização
  • Compras: 43% já terceirizam e 82% querem expandir a terceirização
  • Financeiro: 39% já terceirizam e 89% querem expandir a terceirização.

Logo, a gestão financeira é a quinta área com maior potencial de terceirização.

Outra pesquisa, realizada pelo portal B2B Clutch em 2019, mostra que 37% das pequenas empresas dos EUA terceirizam suas finanças e contabilidade.

Os principais motivos apontados para o uso do outsourcing de serviços financeiros são o aumento da eficiência, disponibilidade de talentos, flexibilidade e tempo livre para realizar tarefas mais estratégicas do negócio. 

Como funciona o outsourcing financeiro?

O outsourcing de serviços financeiros funciona de forma muito bem integrada. Isso porque durante o processo há uma análise por parte do prestador de serviço das reais necessidades da empresa.

A empresa terceirizada vai se aprofundar e entender o negócio, suas rotinas e necessidades para oferecer o melhor serviço.

Além disso, o serviço de outsourcing financeiro é personalizado de acordo com as necessidades de cada empresa.

Depois de um esclarecimento e total entendimento da empresa interessada, as duas partes firmam um contrato e a empresa terceirizada passa a assumir o setor financeiro da contratante ou parte dele.

A empresa terceirizada vai oferecer relatórios completos, pontos de melhoria e números atualizados ao gestor, garantindo a saúde financeira da empresa.

Quais rotinas do financeiro podem ser terceirizadas?

O outsourcing de serviços financeiros contempla os seguintes serviços: 

  • Conciliação bancária
  • DRE financeira
  • Emissão de notas fiscais
  • Diagnóstico, implantação e treinamento
  • Controle do fluxo de contas a pagar e contas a receber
  • Controle do fluxo de caixa e sua evolução
  • Preparação e envio de documentos para o contador
  • Ferramenta de gestão online ContaAzul
  • Emissão e envio de boletos
  • Projeção Orçamentária anual
  • Captura automática das NFs de compra do SEFAZ

Quais são os benefícios da terceirização do financeiro?

Confira os principais benefícios do outsourcing financeiro para a sua startup:

  • Mais economia

Uma gestão mais eficiente do setor financeiro vai poder acompanhar de perto o fluxo de caixa da empresa e controlar os gastos de forma mais rigorosa.

Quando o setor financeiro é assumido por profissionais com a expertise necessária, a visão estratégica predomina e garante a eficiência do setor.

  • Mais segurança

Um dos objetivos do outsourcing de serviços financeiros é oferecer dados concretos e em tempo real, para que qualquer decisão tomada seja devidamente embasada. 

É muito fácil se perder na burocracia e na falta de planejamento de uma empresa, e este é inclusive, um dos principais motivos de fechamento de empresas. Por isso, o apoio e a integração entre os setores de uma empresa precisam predominar.

Quando o setor financeiro está integrado com a gestão, ambos caminham juntos em busca de um crescimento sustentável, alinhando responsabilidade e eficiência.

  • Mais exatidão

Contar com uma equipe qualificada reduz a quantidade de erros cometidos no setor. Neste caso, haverá uma equipe totalmente dedicada ao setor financeiro da sua empresa.

Não há sobrecarga de funções dos funcionários, como comumente ocorre em pequenas e médias empresas e, portanto, os erros são minimizados e a efetividade do setor cresce.

Quando investir no outsourcing de serviços financeiros 

O outsourcing de serviços financeiros é indicado para vários tipos de empresa e pode ser estratégico para seu crescimento. 

Se você se identifica com algumas das situações abaixo, talvez seja o momento de considerar a terceirização do setor. 

Veja quando vale a pena contratar a solução.

Quando falta tempo para se dedicar à gestão financeira

Muitos empreendedores acabam assumindo a responsabilidade da gestão financeira, principalmente quando se trata de startups e pequenos negócios.

Mas, com tantas preocupações no dia a dia, não é fácil manter o controle adequado das finanças e cuidar de tarefas repetitivas como conciliação bancária e emissão de notas fiscais, por exemplo.

Como resultado, não é raro que essas funções sejam negligenciadas por falta de tempo e prejudiquem a saúde financeira do negócio. 

Nesse caso, o outsourcing de serviços financeiros é a solução ideal para garantir a atenção necessária às finanças sem sobrecarregar o gestor. 

Quando é muito caro manter uma equipe interna

Montar uma equipe ou mesmo contratar um profissional dedicado ao financeiro pode sair caro para a empresa, especialmente no início.

Além dos custos com salários e impostos, o departamento de finanças interno tem custos operacionais e de gestão que podem pesar no orçamento. 

Logo, o outsourcing de serviços financeiros é uma solução com custo-benefício superior, já que possui valores mais acessíveis e garante o acesso à expertise de profissionais qualificados.  

Quando os resultados não vão bem

Se a conta não está fechando e a empresa segue operando no vermelho, o BPO financeiro é o serviço certo para colocar ordem na casa.

A equipe terceirizada fará um diagnóstico completo da situação financeira do negócio e apontará medidas para melhorar o desempenho, seja por meio do corte de custos, correção das projeções ou revisão da precificação, por exemplo.

Quando a empresa capta investimentos 

Startups e scale-ups precisam captar investimentos continuamente para crescer, e gestão financeira é essencial para atender às condições dos investidores e mantê-los atualizados. 

Se você não tiver relatórios completos e não acompanhar de perto os KPIs financeiros do negócio, pode ter problemas no processo de due diligence e no relacionamento com o investidor. 

Por isso, terceirizar as finanças é um caminho mais seguro para ter os dados sempre atualizados e obter suporte nesses processos. 

Quando é preciso crescer rápido

Por fim, se o seu objetivo é crescer rápido e escalar sua startup, o BPO financeiro economiza um tempo precioso para focar no core business do negócio.

Em vez de se preocupar com as rotinas financeiras, você poderá se dedicar 100% às áreas estratégicas e ficar tranquilo a respeito das finanças.

Afinal, vale a pena fazer o outsourcing de serviços financeiros?

Depois de todas essas informações, vale analisar a sua empresa e identificar possíveis similaridades com o que foi dito acima. 

Se você precisa de tempo para lidar com o seu negócio, ou sente que precisa garantir a segurança do setor financeiro, os serviços do BPO financeiro ou a terceirização completa do setor podem ser a solução.

Não apenas o outsourcing de serviços financeiros vale a pena, como tem sido uma solução bem-sucedida em muitas empresas Brasil afora.

Descomplique seu financeiro na Comece Com o Pé Direito

Agora que você conhece as vantagens do outsourcing de serviços financeiros, já pensou em ter uma solução sob medida para startups?

Na Comece Com o Pé Direito, esse serviço se chama Financeiro Descomplicado: um BPO Financeiro pensado para a realidade das empresas criativas.

Primeiro, nós analisamos todos os processos da empresa e remodelamos toda a estrutura organizacional, para depois colocar em prática uma gestão financeira ágil e eficiente.

Entre os serviços do pacote, estão o controle de contas a pagar e a receber, gestão do fluxo de caixa e sua evolução, conciliação bancária, DRE Financeira, emissão de notas fiscais e boletos, portal online para comunicação e acesso aos dados financeiros, preparação de documentos para o contador e muito mais. 

Com o apoio da tecnologia, você terá acesso às informações financeiras do negócio a qualquer hora e lugar, além de receber projeções em tempo real e informações valiosas para a tomada de decisão. 

Se quiser conhecer mais sobre o BPO, nós criamos um e-book em parceria com a Conta Azul, que vai te auxiliar a entender tudo sobre o BPO e conhecer os seus benefícios. Baixe agora gratuitamente.

Viu como o outsourcing de serviços financeiros pode transformar seu negócio?

Então, vamos conversar sobre a solução ideal para a sua empresa. 

Related Posts

Deixe uma resposta