Precificação de SaaS: entenda a importância e veja como fazer

precificação saas1
Blog > Financeiro > Precificação de SaaS: entenda a importância e veja como fazer

A precificação SaaS é um dos aspectos mais importantes do planejamento de uma startup que oferece software como serviço.

Afinal, não se trata de etiquetar produtos em uma loja de conveniência.

O modelo de receita precisa considerar os indicadores de lucratividade, mas levar em consideração também aspectos mercadológicos e psicológicos, como a disposição do cliente em pagar.

Não é, portanto, algo feito apenas de dentro para fora.

Precisa ter como base pesquisas, análise da concorrência e outros aspectos subjetivos que podem fazer a diferença na escalabilidade do serviço.

Quer saber como precificar um SaaS do jeito certo?

Então, avance na leitura e descubra algumas dicas que vão te ajudar a criar estratégias eficientes.

Precificação de SaaS: por que é importante?

A precificação SaaS, sigla para as startups que vendem software como serviço (Software as a Service), é o pilar da saúde financeira do negócio no longo prazo.

Acertar nessa estratégia faz a diferença entre ter um negócio que gere lucro e outro que pode ter sua vida abreviada por acumular prejuízos.

Diferentemente de uma empresa convencional, que usa métodos como o markup para definir preços, a precificação SaaS precisa ser orientada por outros critérios.

Trata-se de um modelo de negócio capaz de crescer exponencialmente sobre uma base de custos relativamente reduzida, ou seja, pode alcançar a escalabilidade.

Por isso, deve ser balizada por métricas específicas, como CAC (Custo de Aquisição de Clientes), ARPU (Average Revenue Per User), LTV e outros.

Modelos de precificação para SaaS

Os modelos de precificação SaaS mais adequados, considerando a possibilidade de pagamentos recorrentes desse tipo de negócio, são os seguintes:

Freemium

A precificação com base no método freemium tem como propósito oferecer uma versão gratuita básica ao usuário para que ele conheça o software.

Caso tenha interesse em acessar todas as funcionalidades do sistema, pode optar por uma versão completa a um custo mensal, trimestral ou anual.

A ideia do modelo de precificação freemium é atrair potenciais clientes na expectativa de crescer a base de usuários, considerando a capacidade de ganhos de escala.

Assinatura

O modelo de precificação SaaS por assinatura se parece com o freemium, com a diferença de que não há versão gratuita.

Quanto à recorrência dos pagamentos, o cliente pode escolher planos mensais, trimestrais ou anuais.

Uma prática comum é oferecer descontos para os planos longos, sobretudo os anuais, como forma de garantir o cliente por mais tempo.

A startup pode cobrar também uma taxa de instalação ou de parametrização de software, de acordo com cada tipo de negócio.

Licença perpétua

O modelo de precificação por licença perpétua é tradicional no mercado de software instalável e permite ao cliente acessar o produto por tempo indeterminado

Como não há pagamentos recorrentes, como nos casos de assinatura, a startup SaaS pode cobrar pontualmente por atualizações do sistema ou pelo suporte operacional.

Preço dinâmico

A tabela dinâmica tem esse nome porque é uma estratégia de precificação SaaS que se ajusta às condições de mercado e ao comportamento do cliente

Uma startup SaaS pode reduzir os preços quando a demanda estiver baixa e aumentar quando estiver alta, melhorando a lucratividade do negócio.

Dependendo do nível de sofisticação das ferramentas usadas para medir o fluxo de usuários, é possível aplicar o preço dinâmico em tempo real.

Modelo por uso

O modelo de precificação por uso também é bastante dinâmico, considerando que a startups SaaS cobrará apenas pelo uso efetivo do sistema.

A cobrança pode ocorrer mediante transação ou por volume de dados ou tráfego.

Como fazer a precificação do SaaS?

A precificação do SaaS deve considerar aspectos internos e externos à startup, mas com atenção especial ao valor percebido pelo cliente.

Significa que, para acertar no preço, inevitavelmente você precisará fazer pesquisas de mercado para entender a disposição do cliente em pagar pela solução.

Veja quais são as principais etapas:

1. Defina um modelo de receita

O primeiro passo para precificar seu software de maneira eficiente é definir um modelo de receita. 

Vimos no tópico anterior que existem diversos modelos aplicáveis às soluções SaaS: freemium, assinatura, modelo por uso ou preço dinâmico.

2. Faça pesquisas de mercado

Com o modelo de receita definido, o passo seguinte é pesquisar.

Nessa fase você deve:

  • Ouvir o seu público-alvo com a ajuda de personas (representação ideal do seu cliente) com descrições detalhadas e realistas
  • Avaliar os concorrentes, considerando as soluções que oferecem e os preços cobrados.

A pesquisa com os leads é mais qualitativa e deve captar respostas e opiniões que o ajudem a precificar corretamente o SaaS.

A análise da concorrência tem um caráter mais comparativo e ajuda a criar preços dentro de uma lógica de mercado.

3. Teste a sensibilidade dos preços

Ainda na fase de pesquisa, é recomendado que você teste a sensibilidade dos preços durante a sondagem com os potenciais clientes.

Uma dica é apresentar diferentes faixas de preços seguidas de questionamentos como:

  • Qual preço você considera alto demais a ponto de não assinar a plataforma?
  • Qual preço você considera justo para as funcionalidades da nossa plataforma?
  • Qual preço você considera baixo demais a ponto de questionar a qualidade da plataforma?

A partir das respostas dos usuários, é possível ter uma visão mais clara de como fazer uma precificação SaaS adequada.

4. Monitore os indicadores de desempenho

Todos os passos enumerados até aqui estão relacionados ao aspecto externo à organização, mas você precisa atentar-se também aos indicadores internos.

Afinal, é a partir do preço que a startup estima seu faturamento e faz projeções financeiras para o longo prazo.

Nesse contexto, as métricas mais indicadas são:

  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes): envolve todos os gastos relacionados à captação de leads — quanto mais baixo, melhor
  • LTV (Lifetime Value): mede a quantidade de dinheiro que os clientes desembolsam durante o tempo em que fazem negócios com a startup 
  •  MRR (Receita Mensal Recorrente): calcula as receitas recorrentes, excluindo os recebimentos esporádicos e pontuais
  • CAC Payback: mede o tempo de retorno do investimento feito na captação de cada cliente.

Ao analisar e cruzar os dados de diferentes indicadores, você tem uma visão límpida da performance da receita, podendo traçar cenários e tomar boas decisões.

Por que é importante oferecer diferentes planos no SaaS?

A precificação de SaaS, como vimos, envolve aspectos mercadológicos e subjetivos, tanto no âmbito interno quanto externo à startup. 

Nesse contexto, oferecer diferentes planos permite atender usuários com necessidades e objetivos diferentes.

Afinal, alguns clientes podem precisar de uma solução completa, enquanto outros talvez estejam interessados apenas no essencial.

Planos básicos a preços acessíveis têm potencial para atrair grande quantidade de clientes que geram receitas recorrentes

Planos avançados, por outro lado, podem atrair clientes capazes de elevar o ticket médio da startup. 

Como o business intelligence ajuda na precificação SaaS

O business intelligence pode ser uma ferramenta valiosa na precificação SaaS ao coletar e transformar diferentes dados em relatórios, gráficos e infográficos de fácil interpretação.

Por meio das ferramentas de BI, a startup pode monitorar a performance de vendas, as ações de marketing, o atendimento ao cliente e o uso do produto.

É possível:

  • Analisar dados de uso do software, fornecendo informações sobre pontos de atenção e melhorias
  • Analisar dados de vendas, considerando o tipo de público ou de plano que tem reportado os melhores resultados
  • Avaliar o comportamento do cliente, principalmente em relação ao preço do serviço.

Ao interpretar a dinâmica do mercado e compreender o valor percebido pelo usuário, você pode ajustar a precificação e equalizar a receita da empresa e a satisfação do cliente. 

Gostou do artigo?

Então aproveite para conhecer as ferramentas de business intelligence da Comece com o Pé Direito, empresa contábil especialista em negócios inovadores.

Aqui você encontra pacotes completos de soluções para o seu negócio decolar.

Agende um bate-papo sem compromisso com os nossos especialistas e ganhe tempo para focar no seu negócio!

Deixe uma resposta