As soft skills em startups são tão importantes quanto as hards skills, aquelas habilidades técnicas altamente demandadas por esse tipo de negócio.
O conhecimento tecnológico, claro, é indispensável a todo modelo de negócio que se propõe a solucionar problemas relevantes por meio da inovação.
Porém, as startups também são empresas formadas por pessoas que se relacionam, lidam com pressão por resultados e outros aspectos emocionais.
Neste artigo, exploraremos a importância das soft skills para startups e como elas podem ser desenvolvidas e cultivadas em prol do crescimento do seu negócio.
Soft skills em startup: quais as mais valorizadas?
Embora todas as soft skills em startups tenham sua importância, algumas são especialmente relevantes nesse ambiente altamente dinâmico e inovador.
A seguir, confira as habilidades comportamentais mais valorizadas em startups e como elas contribuem com um clima organizacional agradável e produtivo.
1. Comunicação eficaz e assertiva
A comunicação clara e eficaz é uma das principais soft skills que toda startup precisa desenvolver, sobretudo devido ao ambiente volátil no qual se encontram.
Como gestor, você deve discutir a importância da escuta ativa, da clareza de ideias e do feedback construtivo.
2. Trabalho em equipe e colaboração
Sobretudo nos estágios embrionários, as startups contam com equipes reduzidas e multidisciplinares, o que reforça ainda mais a importância das soft skills.
Afinal, a colaboração interprofissional, o compartilhamento de conhecimento e a construção de relacionamentos saudáveis são essenciais para o bom funcionamento do negócio.
3. Adaptabilidade e flexibilidade
As soft skills em startups também ajudam a equipe a se adaptar aos ajustes de rota ou a uma pivotagem completa, algo relativamente comum no universo inovador.
A capacidade de se adaptar às mudanças deve ser levada em conta desde o processo de recrutamento e seleção, mas também consolidada dentro da cultura organizacional.
Dificuldades de se adaptar ao novo ou de encarar os fracassos como oportunidade de aprendizado podem comprometer o desempenho e dificultar o crescimento.
4. Pensamento crítico e resolução de problemas
O pensamento crítico e a proatividade, sobretudo na resolução de problemas, também fazem parte das soft skills valorizadas em startups.
Um bom líder desperta a capacidade de identificar problemas, analisar situações complexas e encontrar soluções inovadoras.
Nesse contexto, resiliência e criatividade são essenciais para superar obstáculos e descobrir oportunidades onde outros não obtiveram êxito.
5. Liderança e habilidades de influência
As habilidades comportamentais relacionadas à liderança são essencialmente importantes para quem ocupa posição de destaque, mas seus efeitos vão além.
A liderança envolve a capacidade de inspirar, motivar e guiar a equipe em sintonia com os objetivos da empresa.
Pode ser alcançada por meio da comunicação persuasiva, apresentação clara de argumentos, demonstração de conhecimento e construção de relacionamentos sólidos.
Qual a importância das soft skills em startups?
As soft skills em startups, como vimos, desempenham papel fundamental no sucesso de um negócio, sobretudo do ponto de vista da dinâmica interna da organização.
São complementares às competências técnicas requeridas dos desenvolvedores, analistas de dados, profissionais de TI, entre outros.
Embora o conhecimento especializado (hard skills) seja indispensável, são as soft skills que constroem a base para o ambiente de trabalho e as relações interpessoais.
Como estimular as soft skills mais desejadas na sua startup?
Se você quer estimular as soft skills na gestão de pessoas da sua startup e construir um ambiente agradável e produtivo, confira as dicas a seguir.
Desenvolva programas de treinamento
A primeira dica para estimular as soft skills em sua startup é investir em treinamento que aborde especificamente as habilidades comportamentais que você deseja fortalecer.
Ofereça workshops, palestras ou cursos sobre comunicação, trabalho em equipe, liderança, resolução de conflitos e outras habilidades relevantes.
Oportunidades de aprendizado ajudarão seus colaboradores a desenvolver e aprimorar suas competências interpessoais.
Promova um ambiente colaborativo
Crie um ambiente que incentive a colaboração e a troca de ideias.
Estabeleça canais de comunicação abertos e transparentes, promova reuniões regulares para o compartilhamento de conhecimentos e estimule a criatividade.
Dê feedback regularmente
Você deve oferecer também feedback contínuo a seus colaboradores por meio de orientações construtivas sobre o desempenho individual e coletivo.
Sempre que possível, identifique os pontos fortes e os que precisam ser melhorados de forma clara, criteriosa e imparcial.
Valorize as soft skills na cultura organizacional
Além de valorizar a competência técnica, construa uma cultura organizacional que valorize e recompense as soft skills.
Reconheça e celebre as conquistas e integre as soft skills aos critérios de avaliação de desempenho e ao processo de promoção.
Ao seguir essas dicas, sua startup será reconhecida como um ótimo lugar para se trabalhar, o que certamente terá impactos positivos na retenção de talentos e no crescimento exponencial.
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