People analytics em recrutamento e seleção: quais as vantagens para a empresa?

people analytics em recrutamento e seleção0
Blog > Gestão de Pessoas > People analytics em recrutamento e seleção: quais as vantagens para a empresa?

O people analytics em recrutamento e seleção se tornou um importante aliado dos caçadores de talentos.

Afinal, mesmo que o recrutador seja um headhunter experiente, sua visão tem sempre um viés subjetivo, o que pode contaminar o processo de decisão. 

Com o people analytics, é diferente: são os dados que ganham protagonismo.

Se extraídos e tratados do jeito certo, têm o poder de revelar insights valiosos e contribuir com a tomada de boas decisões.

Quer ver como funciona? Acompanhe este texto até o final.

Como usar o people analytics em recrutamento e seleção?

O people analytics em recrutamento e seleção é o uso inteligente da análise de dados no processo de formação de equipes, considerando diferentes fontes, inclusive as redes sociais.

Dependendo de como a ferramenta é parametrizada, a identificação do perfil profissional pode incluir testes comportamentais e até o Big Data

Do ponto de vista conceitual, um processo analytics ocorre em quatro níveis:

  1. Descrição: quando é usado para descrever um evento já ocorrido, usando, por exemplo, ferramentas de Business Intelligence
  2. Diagnóstico: a partir da descrição chega-se às primeiras conclusões sobre as causas de determinado evento por meio da extração e tratamento de dados
  3. Predição: também conhecida como análise preditiva, consegue antecipar com alto grau de assertividade o que pode ocorrer no futuro com base nas informações passadas
  4. Prescrição: nesse nível, o people analytics prescreve estratégias e ações que possam evitar problemas futuros, minimizando impactos negativos para a empresa e seus colaboradores.

Os passos descritos acima podem ser usados no people analytics durante um processo de recrutamento e seleção, mas também em outras áreas da empresa, seja dentro do próprio RH ou de outros departamentos.

O objetivo é extrair os dados de diferentes fontes, tratá-los e transformá-los em informações úteis, como relatórios e indicadores.

No caso do people analytics em recrutamento e seleção, dependendo da ferramenta, boa parte do trabalho também pode ser automatizada, o que torna o processo ainda mais ágil e eficiente.

Vantagens de usar o people analytics no recrutamento e seleção

Usar o people analytics no recrutamento e seleção oferece diversas vantagens para a startup e o candidato.

Confira os principais:

Contratação assertiva

Um dos principais pontos positivos é a contratação assertiva, ou seja, o candidato certo para a vaga certa.

Isso é possível graças à análise de dados que pode construir um perfil profissional fidedigno do candidato, com base nas informações disponíveis sobre ele em diferentes fontes.

A partir do cruzamento de dados, o gestor consegue saber qual o nível de compatibilidade com a vaga em aberto, o que poupa esforços e elimina etapas.

Redução do turnover

Ao usar o people analytics para recrutar e selecionar pessoas, a empresa resolve um outro gargalo importante da gestão de pessoas: a rotatividade de pessoal.

Uma contratação precária, além de causar estresse no time, acarreta em custos extras com recolocações e treinamentos.

Além do mais, prejudica a produtividade e o desenvolvimento do trabalho.

Considerando as empresas do ecossistema startup, em que mudanças ocorrem com frequência, reduzir o turnover é uma preocupação a menos para o empreendedor.

Redução de custos

Ao usar o people analytics em recrutamento e seleção, além de evitar contratações desalinhadas, uma outra vantagem é a redução de custos. 

A economia de recursos pode ocorrer de duas maneiras:

  • No processo de contratação em si, que acontece de maneira mais rápida e eficiente com a ajuda da inteligência artificial e análise de dados
  • Com a redução da rotatividade, o que também minimiza custos com treinamento e aprimoramento da equipe.

Como otimizar os demais processos de RH?

Além de usar o people analytics no recrutamento e seleção, você pode adotar a análise de dados também em outros aspectos do RH de sua startup. 

A partir do cálculo, análise e modelagem de dados, é possível traçar um verdadeiro raio-X das equipes, criando métricas que ajudem a interpretar a performance dos colaboradores.

Além do turnover, é possível medir o índice de retenção de talentos, tempo de fechamento de vagas, taxa de absenteísmo, etc.

Caso chegue à conclusão de que sua equipe não está devidamente alinhada aos objetivos e metas da startup, você tem em mãos as informações necessárias para intervir.

Considere também a terceirização

Outra estratégia que pode ser muito útil na gestão de pessoas e processos dentro da startup é a terceirização por meio do BPO de RH, serviço oferecido pela Comece com o Pé Direito.

Além da assessoria trabalhista em processos de rotina, você conta com uma verdadeira consultoria em gestão de pessoas especialmente para gestores.

Gostou da ideia? Então, clique aqui e saiba mais!

Related Posts

Deixe uma resposta