Crescimento sustentável: quais os desafios e dicas para expandir uma startup

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Toda empresa persegue o crescimento sustentável.

Esse desafio é estratégico para uma startup que está dando seus primeiros passos no mercado.

Nessa fase inicial, a empresa ainda precisa de um bom investimento para se manter até que os resultados comecem a aparecer.

E mesmo que a ferramenta desenvolvida seja inovadora e eficiente, muitas empresas enfrentam dificuldades na gestão financeira.

Assim, uma ideia promissora pode acabar ficando para trás.

No entanto, há diversas práticas que podem ajudar uma empresa a enfrentar esse cenário e se manter no mercado.

E é isso o que vamos mostrar neste artigo.

Aqui, explicamos que é crescimento sustentável e damos dicas que podem ajudar na gestão do seu negócio.

O que é crescimento sustentável?

Crescimento sustentável é a capacidade de uma empresa de se manter e escalar suas operações com seus próprios recursos, sem precisar de investimentos e financiamentos.

Ou seja, é o potencial para que o negócio possa crescer de uma forma equilibrada e consistente.

Um erro comum que costuma aparecer quando falamos nesse assunto é a ideia de que basta cortar gastos em todos os setores e processos da empresa.

Na realidade, o crescimento sustentável tem mais a ver com a concentração de esforços no que mais importa.

Ou seja, a aplicação de recursos precisa ser eficiente para que a empresa possa se manter sem depender de injeção de verba.

Continue lendo para entender a importância desse processo.

Qual a importância do crescimento sustentável?

Alcançar o crescimento sustentável é a maneira de conseguir se manter a médio e longo prazo no mercado.

Quando uma empresa consegue uma boa captação de recursos, o valor obtido pode levar alguns gestores a se sentirem confortáveis com todas as possibilidades que surgem.

Porém, esse valor é apenas o ponto de partida, e precisa durar até que a empresa já garanta seus primeiros resultados e comece a gerar lucro.

Somente assim, ela poderá se impor no mercado e escalar as operações, ampliando a base de clientes ou o cardápio de soluções.

Sem uma preocupação constante com a sustentabilidade, qualquer negócio corre o risco de não conseguir superar todas as dificuldades que a esperam, como vamos abordar no próximo bloco.

Desafios do crescimento sustentável em startups

Captar recursos ou começar uma empresa com verba própria é o primeiro desafio que uma startup precisa enfrentar.

Se o seu negócio precisa de um investimento, é preciso garantir que ele será atrativo.

Para isso, não basta ter um produto interessante, pois a gestão do negócio precisa demonstrar que está em conformidade com as normas fiscais.

E a atenção com as finanças é ainda mais crítica para empresas que tentam se erguer com suas próprias pernas.

Afinal, pode levar meses ou até anos para que o lucro comece a aparecer.

Dentro desse cenário, a empresa precisa enfrentar um mercado altamente concorrido, muitas vezes competindo com negócios já bem estabelecidos.

Outro fator a ser levado em consideração é a volatilidade do mercado.

O cenário em que a startup está atuando pode ter grandes mudanças, portanto é preciso se preparar para diferentes situações.

Além disso, o próprio modelo de negócios focado na inovação traz incertezas, pois é preciso buscar um modelo de receitas que possibilite monetizar a ferramenta desenvolvida da melhor forma possível.

Diante de tantos desafios, é importante gerenciar o fluxo de caixa e fazer projeções financeiras constantemente.

Desta forma, é possível identificar fatores que possam estar prejudicando as finanças e buscar meios de solucionar.

Veja no próximo tópico algumas dicas para enfrentar esses desafios.

Como garantir um crescimento sustentável na sua empresa?

Confira agora 4 dicas que podem ajudar no crescimento sustentável do seu negócio.

1. Faça (e reveja) planejamento

Ainda antes de começar a oferecer seus produtos ao público, um novo negócio precisa ter um planejamento que preveja os passos necessários para o crescimento sustentável.

O problema é que algumas empresas se apegam totalmente ao plano inicial e acabam ficando refém de processos que podem ser melhorados.

Por isso, além de planejar, também é preciso rever esse planejamento e tentar identificar onde estão os maiores custos e como eles podem ser reduzidos.

2. Analise dados

Ao realizar uma gestão data driven, a direção da empresa conhece bem o desempenho financeiro e sabe em que pontos precisa melhorar seus processos.

Para isso, é importante usar ferramentas de Business Intelligence e Analytics que permitam a varredura de um alto volume de dados sem sobrecarregar os colaboradores.

Determine as métricas e KPIs mais relevantes para avaliar o desempenho de vários setores, como vendas, financeiro, tecnologia e satisfação do cliente.

3. Aplique os princípios da governança

A governança corporativa é um conjunto de processos e normas que servem para facilitar o controle financeiro e dar mais credibilidade diante do mercado.

De acordo com o Código das Melhores Práticas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), esse conceito pode ser resumido em cinco princípios:

  • Integridade: manter a coerência na tomada de decisão, evitando eventuais conflitos de interesses
  • Transparência: disponibilizar todas as informações sobre o negócio, realizando periodicamente uma prestação de contas a investidores e sócios trabalhadores
  • Equidade: formar um um modelo de sociedade transparente que garanta igualdade de direitos, deveres, necessidades e expectativas a todas as partes
  • Responsabilização: cada parte deve assumir a responsabilidade por suas atitudes e decisões
  • Sustentabilidade: buscar a sobrevivência da empresa a curto, médio e longo prazo.

4. Terceirize rotinas contábeis com uma BPO

Abrir e manter uma startup é uma tarefa altamente desafiadora, pois além de se preocupar com o produto vendido, é preciso cuidar de toda a parte financeira.

Por isso, existem as BPOs (Business Process Outsourcing, ou Terceirização de Processos de Negócio em português.

Nesse modelo de negócios, a empresa terceiriza toda a parte dos cuidados financeiros, exercendo tarefas como acompanhar o fluxo de caixa, gerenciar contas a pagar e a receber, realizar projeções orçamentárias e até emitir notas fiscais.

Assim, a empresa pode manter seu foco na sua atividade-fim, ou seja, o desenvolvimento dos produtos que serão vendidos, com tranquilidade.

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