Dashboard financeiro: o que é, qual a importância e como fazer um?

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Precisando de um dashboard financeiro para gerir sua startup com mais eficiência?

Então você chegou ao lugar certo.

Ao longo deste artigo, vamos falar o que é, qual a importância e como fazer um dashboard financeiro adaptado às necessidades do seu negócio. 

Afinal, no contexto das empresas inovadoras, nenhuma decisão deve ser tomada sem informações gerenciais sólidas, confiáveis e atualizadas. 

Se é de um dashboard financeiro que você precisa, siga a leitura e saiba como ter um.

O que é dashboard financeiro?

Dashboard financeiro é um painel de visualização de dados que fornece informações claras e objetivas sobre a situação financeira de uma organização.

Trata-se de uma interface gráfica que reúne e apresenta, de forma intuitiva, uma série de indicadores financeiros.

O principal objetivo do dashboard financeiro é dar ao gestor uma visão panorâmica e em tempo real do desempenho financeiro da startup.

Ao permitir o acompanhamento dos indicadores, auxilia na tomada de decisões, sobretudo no ambiente de constantes mudanças no qual estão inseridas as empresas inovadoras.

Um dashboard financeiro geralmente é composto por gráficos, tabelas, mapas e outros elementos visuais apresentados de forma clara e compreensível.

Inclui também recursos interativos, como filtros e opções de personalização, de forma a permitir que os usuários explorem os dados de acordo com suas necessidades e interesses. 

Elementos essenciais em um dashboard financeiro

Um bom dashboard financeiro deve incorporar elementos como gráficos de desempenho e métricas e indicadores financeiros.

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) devem ser destacados para avaliar o progresso em relação às metas financeiras mais importantes da empresa.

Além disso, a personalização é crucial para atender necessidades específicas do negócio, com a inclusão de widgets e paineis específicos para análise de custos, rentabilidade de produtos ou compliance financeiro, por exemplo.

A capacidade de drill-down em dados mais detalhados e a integração de fontes de dados diversas também enriquecem a visualização das informações.

Alguns dos indicadores que um dashboard financeiro pode conter são:

  • Receitas
  • Custos e despesas
  • Fluxo de caixa
  • Contas a pagar e a receber
  • Ticket médio
  • Capital de giro
  • Margem de lucro e outras informações financeiras relevantes.

Para que serve o dashboard financeiro?

O dashboard financeiro é amplamente usado por gestores, analistas, diretores, investidores e outros profissionais envolvidos com as finanças de uma startup.

Sua função é monitorar o desempenho financeiro, identificar tendências, detectar problemas e oportunidades, permitindo aos líderes tomarem decisões embasadas.

Entre as funções de um dashboard financeiro, podemos destacar:

  1. Monitoramento do desempenho financeiro: receitas, despesas, margem de lucro, fluxo de caixa, capital de giro, entre outros
  2. Análise de dados e tendências, bem como fatores que influenciam o desempenho financeiro do negócio, possibilitando intervenção quando necessário
  3. Compartilhamento de informações: por meio do dashboard financeiro, as informações gerenciais podem ser compartilhadas em tempo real entre executivos, investidores, conselhos e equipes internas
  4. Acompanhamento de metas e objetivos por meio de indicadores-chave de desempenho (KPIs)
  5. Identificação de problemas e oportunidades, como aumento das despesas, queda nas receitas ou margens abaixo do esperado.

Podemos comparar um dashboard financeiro às informações de um painel de instrumentos de um avião, sem as quais o piloto não consegue conduzir a aeronave em segurança. 

Trata-se, portanto, de uma ferramenta indispensável à gestão eficiente, principalmente no contexto de empresas em rápido crescimento.

Quais os benefícios do dashboard financeiro para startups?

O dashboard financeiro para startups tem um papel ainda mais importante na gestão do negócio, considerando que são empresas em transformação.

De um momento para outro, tudo pode mudar: a captação de clientes, o custo dos produtos/serviços vendidos, o caixa disponível ou a distância até o break even.

Sem um dashboard financeiro conectado às fontes primárias de dados, o gestor pode tomar decisões com base em informações desatualizadas, o que não é bom para os negócios. 

Entre os benefícios que o uso de um dashboard financeiro pode proporcionar às startups, destaque para:

  • Planejamento financeiro e monitoramento de metas no curto, médio e longo prazos
  • Comunicação com investidores: o dashboard financeiro pode fazer parte do pitch deck, fornecendo informações claras e visualmente atraentes
  • Identificação de eventuais problemas financeiros, bem como a necessidade de recorrer a novos aportes de capital, caso necessário.

Uma das vantagens do dashboard financeiro é que você pode consultá-lo sempre que precisar, de onde estiver, graças à interface com diferentes dispositivos, como os smartphones. 

Outra vantagem é que nem precisa ser um especialista em finanças para compreender as informações e concluir se o negócio está caminhando bem ou não. 

Os infográficos alimentados pela análise de dados se encarregam de traduzir o amontoado de informações desconexas e aparentemente sem sentido em relatórios ricos e úteis.

Por que você precisa de um dashboard financeiro personalizado?

A personalização do dashboard financeiro permite que os gestores foquem nos indicadores que refletem melhor os objetivos estratégicos do negócio e as particularidades do setor.

Isso é variável. Para uma empresa SaaS, por exemplo, o MRR (Monthly Recurring Revenue, ou receita recorrente mensal) é uma das principais métricas, já para uma empresa de varejo a margem de lucro bruto pode ter mais importância.

Essa abordagem sob medida amplifica a utilidade do dashboard, garantindo que as informações apresentadas sejam pertinentes e impactantes.

Ao considerar as variáveis únicas de cada negócio, como áreas críticas de desempenho, metas específicas e KPIs exclusivos, a personalização do dashboard financeiro aprimora a eficácia da análise e a tomada de decisões.

Como fazer um dashboard financeiro?

O dashboard financeiro, como vimos, é uma ferramenta de gestão.

Como qualquer ferramenta, você precisa ter clareza do tipo de demanda de sua startup para escolher a mais adequada. 

Nesse contexto, algumas etapas a serem cumpridas são:

1. Definição dos objetivos

O primeiro passo para criar um dashboard financeiro ajustado às necessidades da sua startup é a definição dos objetivos.

O que você deseja alcançar com a ferramenta?

Quais métricas e indicadores financeiros são mais relevantes à tomada de decisão? 

Com base em questionamentos como esses, você terá condições de determinar quais dados precisam ser monitorados em ordem de prioridade.

2. Seleção das métricas e indicadores

A seleção dos KPIs financeiros merece um capítulo à parte, sobretudo porque a realidade financeira das startups é diferente de empresas convencionais. 

Margem Ebitda, lucro líquido e ROE, comumente usados para avaliar empresas de grande porte, até são importantes aqui também, mas há outros indicadores-chave que devem ser considerados.

Empresas de base tecnológica precisam analisar o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), o LTV (Lifetime Value), o Runway, entre outros.

Cabe mencionar que, além de selecionar as métricas e indicadores, é importante também conjugá-los de maneira a obter o melhor aproveitamento.

A relação CAC/LTV é um ótimo exemplo.

3. Ajuste das ferramentas

Existem várias ferramentas disponíveis para criar um dashboard financeiro, desde planilhas eletrônicas a softwares especializados em visualização de dados.

Você pode criar seu próprio painel ou adquirir uma solução pronta que atenda às suas necessidades e seja adequada ao seu nível de habilidade técnica.

Mesmo que opte por uma ferramenta pronta, é importante fazer a parametrização, de forma a atender às expectativas do seu negócio. 

4. Estruturação do dashboard

Na fase de estruturação do dashboard financeiro, reúna todos os dados relevantes da sua startups, como receitas, despesas, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber.

Pense também na disposição e organização do seu painel.

Defina uma estrutura lógica que permita uma navegação intuitiva e de fácil compreensão, como visualizações agrupadas e relacionadas em seções.

5. Filtros e testes

Para tornar o dashboard financeiro mais útil e flexível, teste recursos interativos antes de liberá-lo para uso. 

Você pode incluir ferramentas de filtro de dados com base em critérios específicos, selecionar janelas de tempo para análise ou permitir que os usuários personalizem visualizações.

Como usar o dashboard financeiro na tomada de decisões em uma startup?

Com informações financeiras consolidadas em uma interface visual, gestores podem rapidamente analisar o desempenho da empresa em tempo real. Isso permite a identificação de tendências, padrões e áreas de oportunidade ou desafio.

Assim, as informações do dashboard  financeiro qualificam a tomada de decisões em uma startup, porque é fonte de insights valiosos.

Veja abaixo alguns exemplos de análises que podem ser feitas a partir da visualização de um dashboard financeiro.

Acompanhamento do burn rate

Monitorar o burn rate (taxa de queima de caixa) para garantir que os gastos estejam alinhados com o plano de crescimento, evitando problemas de liquidez.

Análise do MRR e churn

Focar na receita recorrente mensal (MRR) e na taxa de churn para avaliar a saúde financeira da startup e identificar a necessidade de ações de retenção de clientes.

Controle de despesas operacionais

Acompanhar de perto as despesas operacionais para identificar oportunidades de otimização e garantir uma alocação eficiente de recursos.

Gestão de capital de giro

Monitorar o capital de giro para garantir que a startup tenha os recursos necessários para operar e crescer sem interrupções.

Análise de métricas de aquisição de clientes

Avaliar métricas relacionadas à aquisição de clientes, como custo de aquisição de clientes (CAC) e tempo para recuperação do custo de aquisição (LTV/CAC), para otimizar os esforços de marketing e vendas.

Projeções financeiras e orçamento

Utilizar o dashboard para criar projeções financeiras e comparar os resultados reais com o orçamento planejado, ajustando estratégias conforme necessário.

Análise de margem de contribuição

Focar na margem de contribuição para avaliar a rentabilidade de produtos ou serviços específicos e tomar decisões informadas sobre precificação e estratégias de oferta.

Gestão de estoques

Caso a startup trabalhe com produtos físicos, utilizar o dashboard para gerenciar estoques, evitar excessos ou faltas e otimizar os níveis de inventário.

Ao incorporar essas práticas, a startup pode aproveitar ao máximo seu dashboard financeiro, transformando dados em insights acionáveis para apoiar decisões fundamentadas e impulsionar o crescimento sustentável.

Dashboard interativo para melhorar a sua tomada de decisão

Ao longo deste post, vimos que o dashboard financeiro é uma ferramenta valiosa para startups ao proporcionar uma visão clara e atualizada das finanças

Com base em informações de qualidade, o gestor tem o que precisa para decidir os rumos do negócio, que pode ser um ajuste fino ou uma pivotagem completa.

Um dashboard bem estruturado ajuda também na comunicação com investidores, sobretudo na etapa da due diligence.

A essa altura, você pode estar se perguntando: “preciso criar do zero um dashboard financeiro para me ajudar a entender os números do meu negócio?”

A boa notícia é que não, você não precisa gastar seu precioso tempo na criação de uma ferramenta, se pode contar com o Business Intelligence da Comece.

Com o nosso dashboard contábil-financeiro, você não precisa controlar informações burocráticas, analisar e interpretar dados em documentos de difícil acesso e entendimento.

Com o BI da Comece, você tem:

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