Como usar o Power BI: aprenda a dar os primeiros passos

como usar o power bi0
Blog > Inovação > Como usar o Power BI: aprenda a dar os primeiros passos

Interessado em aprender como usar o Power BI?

Mesmo que você não seja um analista de TI, é importante conhecer essa ferramenta de business intelligence que permite transformar dados brutos em informações gerenciais relevantes.

Com o Power BI, você pode criar painéis interativos, relatórios e dashboards para tomar decisões inteligentes e eficientes nos mais diferentes aspectos do seu negócio.

Quer ver como funciona?

Nos tópicos a seguir, confira algumas dicas básicas de como usar o Power BI, além de uma uma solução especializada que pode fazer muito sentido para o seu negócio. 

Continue lendo e descubra.

Por que saber como usar o Power BI?

Saber como usar o Power BI, inclusive como “leitor” dos relatórios, é essencial à gestão das empresas modernas e inovadoras.

Afinal, trata-se de uma ferramenta capaz de transformar dados no seu estado “commodity” em informações e insights valiosos, algo muito apreciado especialmente pelas startups, pois são negócios que habitam ambientes dinâmicos e incertos.

Os dados dizem muito sobre o mercado, os concorrentes, os hábitos dos clientes e a performance da empresa como um todo. 

Sem o tratamento correto, no entanto, têm pouco ou nenhum valor. 

Nesse contexto, elencamos a seguir algumas razões pelas quais você deve aprender como usar o Power BI.

Tomada de decisões embasadas

Uma das principais vantagens de usar o Power BI no âmbito da gestão de negócios é quanto à tomada de decisões

Com os relatórios gerados a partir de fontes de dados confiáveis, você tem o embasamento correto para decidir sobre os mais diferentes aspectos do seu negócio. 

Vale ressaltar que os insights visuais, padrões e tendências fornecidos pelos relatórios de BI são úteis não apenas às decisões estratégicas.

Podem ajudar também nas decisões de nível tático ou operacional, tanto de curto quanto de médio prazos.

Monitoramento automatizado e em tempo real

O Power BI automatiza diversas tarefas manuais de análise de dados, liberando seu tempo para se concentrar em atividades mais estratégicas.

Além de otimizar o processo, garante também informações sempre atualizadas e tempestivas, dependendo de como as fontes são configuradas.

Colaboração com pessoas-chave

Ao descobrir como usar o Power BI, você e sua equipe podem compartilhar insights, discutir pontos-chave e manter todos informados sobre assuntos de interesse. 

Além de garantir alinhamento entre diferentes setores, as informações do Power BI ajudam ainda a melhorar a comunicação entre as equipes.

Rodadas de investimento

Outro aspecto fundamental da gestão data driven (guiada por dados) que vale ressaltar diz respeito à captação de recursos

Startups que usam inteligência de dados em seus processos são vistas com bons olhos pelos investidores nas rodadas de capitalização.

Ao estruturar um pitch, por exemplo, os indicadores e métricas embasados pela análise de dados são parte essencial da apresentação.

Como usar o Power BI? 5 passos para começar

Mas afinal, como usar o Power BI?

A seguir, confira um passo a passo básico para quem não tem familiaridade com a ferramenta, mas quer aprender o essencial para usá-la do jeito certo. 

1. Instalar o Power BI

O primeiro passo para começar a usar o Power BI é instalar a ferramenta em seu computador. 

Você pode fazer o download no site oficial da Microsoft ou por meio da loja de aplicativos do próprio sistema operacional Windows.

O procedimento é simples e autoexplicativo.

2. Conectar-se às fontes de dados

Depois da instalação do Power BI, começa a fase mais técnica de parametrização da ferramenta, o que exige certo nível de conhecimento sobre o assunto.

Nessa fase, você precisa conectar a ferramenta a uma ou mais fontes de dados para começar o processo de tratamento.

O Power BI é compatível com diversos arquivos, como bancos de dados, planilhas de Excel, serviços online, arquivos CSV, entre outros.

Caso você tenha familiaridade com outros programas da Microsoft, como o Excel, vai perceber certa semelhança entre as funcionalidades.

3. Importar dados

O passo seguinte é fazer a importação dos dados para o Power BI

Há diversas ferramentas para ajudá-lo nesse processo, tanto na limpeza quanto na transformação dos dados em informações gerenciais.

4. Criar visualizações

Depois de importar seus dados, você pode criar visualizações.

O Power BI fornece uma variedade de tipos de visualizações, como gráficos, tabelas e mapas.

5. Criar e compartilhar o dashboard

Por fim, crie dashboards interativos e modulares que forneçam uma visão geral dos dados.

Em seguida, é só compartilhá-los com os colaboradores por meio de funções como o Power BI Service.

Como usar o Power BI como um profissional?

Caso sua intenção seja aprender como usar o Power BI como um profissional de TI, não há outro caminho: você precisará se aprofundar nas pesquisas e estudos.

Há diferentes maneiras de se tornar um expert em Power BI.

Você pode fazer cursos certificados, cursos livres oferecidos por plataformas digitais ou investir tempo no aprendizado autodidata prático

Para isso, precisará desbloquear a versão avançada do programa, dominar a linguagem DAX, além de outros recursos avançados, como “análise de R” e machine learning.

Caso sua intenção seja usar o Power BI apenas como uma ferramenta de gestão no processo de tomada de decisão, talvez não precise dominar a totalidade da parte técnica como um analista de TI.

Você pode escolher, por exemplo, a terceirização dos projetos de BI.

Projetos de BI personalizados para a sua empresa

Os empreendedores que sabem como usar o Power BI têm muito mais embasamento para tomar decisões inteligentes e eficientes sobre os rumos do seu negócio.

No contexto das startups principalmente, isso faz muita diferença. 

Afinal, o cenário é dinâmico e exige decisões ágeis.

Sem a orientação da inteligência de dados, contudo, as decisões são tomadas com base no “achismo”, o que pode ser muito perigoso.

Como vimos, aprender como usar o Power BI exige tempo e dedicação (este artigo lista apenas os aspectos gerais).

Mas há outro caminho mais prático e fácil para CEOs que não têm tempo nem recursos a perder: a terceirização.

A Comece, principal hub de soluções para startups e scale-ups, oferece projetos de BI personalizados sobre diferentes aspectos do negócio, como:

  • Vendas
  • Financeiro
  • Marketing
  • Pessoas e muito mais. 

Com a ajuda de indicadores específicos para o seu negócio, você terá informações de qualidade para tomar decisões, captar recursos e crescer exponencialmente

Ficou interessado?

Então, marque um bate-papo com um de nossos especialistas e saiba mais.

Deixe uma resposta