Tipos de pitch: veja quais são e saiba como preparar a abordagem

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Existem diferentes tipos de pitch para diferentes ocasiões e circunstâncias, esteja você em busca de investidores ou de clientes para sua startup.

Cada situação exige uma mensagem ajustada ao contexto, ou seja, não há um pitch padrão que atenda a todo tipo de abordagem.

O termo “pitch” refere-se basicamente a uma breve apresentação cujo objetivo é transmitir uma ideia, produto, serviço ou projeto de forma concisa e persuasiva.

Existem, portanto, vários tipos de pitch, cada um com um objetivo específico, como veremos ao longo deste artigo.

Quais são os tipos de pitch?

Diversos tipos de pitch são usados para diferentes ocasiões e situações, da venda de um produto/serviço à captação de recursos em uma rodada de investimentos.

Os mais conhecidos são:

1. Elevator pitch

O elevator pitch é uma apresentação curta que dura o tempo aproximado de uma viagem de elevador — de 30 a 60 segundos

É um tipo de pitch muito usado para resumir uma ideia, projeto ou produto de maneira convincente e despertar o interesse de alguém, como um investidor ou parceiro.

2. Pitch de vendas

O pitch de vendas, por sua vez, tem como propósito vender um produto ou serviço a um cliente em potencial. 

Sua missão é destacar os benefícios e as características do produto/serviço, bem como mostrar como ele resolve um problema ou satisfaz uma necessidade.

Trata-se de um tipo de pitch fundamental para startups que atuam no modelo B2B, em que os clientes são outras empresas.

3. Pitch de investimento

É um dos mais importantes dentro do universo de startups que precisam dos recursos de investidores para crescer e escalar.

Esse tipo de pitch enfatiza a oportunidade de investimento, o potencial de crescimento da startup e o retorno esperado para os investidores.

4. Pitch deck

Um pitch deck é uma apresentação em slides ou material de apoio usado para comunicar de forma visual e persuasiva as principais características do modelo de negócio.

Geralmente usado como complemento ao pitch para investidores, pode ser útil também em negociação com clientes e parceiros de negócios.

5. Tweet pitch

Já o Tweet pitch é um tipo de pitch curto e conciso inspirado nos limites de caracteres do Twitter.

Usado geralmente para posts online, exige que o autor seja criativo e direto ao expressar suas ideias.

É muito útil quando a intenção do empreendedor é captar rapidamente a atenção de alguém em um ambiente de comunicação com limitação de espaço.

6. Pitch de parceiros

Tem função semelhante à do pitch para investidores, com a diferença de que sua função é persuadir outras organizações a se tornarem parceiras do projeto.

A mensagem precisa enfatizar também a oportunidade do negócio, o potencial de crescimento e os benefícios da parceria.

7. Pitch de imprensa

Esse tipo de pitch é projetado para chamar a atenção da mídia e de jornalistas sobre uma história ou evento relevante.

Deve ser cativante e destacar o valor da notícia para o público em geral, como lançamento de algum produto/serviço, processo de M&A, IPO, entre outros.

Como fazer um pitch perfeito?

Fazer o pitch perfeito requer compreensão da circunstância e do público a ser impactado, de forma a aumentar as chances de sucesso.

Algumas dicas nesse sentido são:

  • Conheça sua audiência: pesquise sobre o público em questão (investidores, parceiros, clientes) e adapte seu pitch para atender aos interesses dele
  • Seja claro e conciso: um pitch eficaz deve ir direto ao ponto
  • Conte uma história: use narrativa para cativar sua audiência, começando por uma introdução envolvente que desperte interesse
  • Demonstre entusiasmo: é importante transmitir paixão pelo que você está apresentando, isso ajuda a conquistar confiança
  • Use recursos visuais: acompanhe seu pitch com slides visuais ou um pitch deck, como gráficos, imagens e diagramas
  • Chamada para ação: termine sua apresentação com uma call to action
  • Esteja preparado para perguntas.

Vale ressaltar que a prática é fundamental para aperfeiçoar sua apresentação, independente do tipo de pitch.

Quanto mais você praticar e se familiarizar com o conteúdo, mais confiante estará.

Você está preparado para receber investimentos?

Os tipos de pitchs, como vimos, são úteis em diferentes fases do ciclo de crescimento de uma startup, desde o investimento seed ao IPO ou M&A.

Uma apresentação impecável, no entanto, é apenas parte do processo.

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