Conceito de inovação: tipos, exemplos e como colocar em prática

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O conceito de inovação está intimamente ligado ao core business das startups. 

Afinal, para obter sucesso em soluções que resolvam as dores de um público grande o suficiente para valer o investimento, é preciso fazer diferente. 

Inovar ou morrer” é um bordão repetido com frequência no universo empresarial e o motivo é simples: o mercado se transforma cada vez mais rápido e o que é moderno hoje pode estar obsoleto amanhã.

Nas próximas linhas, você vai entender o conceito de inovação, conferir exemplos inspiradores e compreender os diferentes tipos de inovação no contexto das startups.

Boa leitura.

Qual é o conceito de inovação?

O conceito de inovação está associado à criação de algo novo que possa solucionar um problema interno ou externo ou atender a uma necessidade de mercado.

Inovar significa fazer algo como não era feito antes, introduzir novidade em um produto, serviço ou processo.

Em sua essência, busca resolver problemas, criar valor, preencher lacunas negligenciadas, mas também otimizar custos e maximizar lucros. 

Vale ressaltar que não se trata de novas tecnologias apenas, mas de novos métodos, modelos de negócios e abordagens que resultam em mais eficiência (processos) e eficácia (resultados).

As startups são essencialmente empresas inovadoras.

Elas nascem e crescem em um ambiente volátil, incerto, mas repleto de oportunidades, especialmente em países carentes de todo tipo de solução como o Brasil. 

O que não é inovação?

O conceito de inovação é amplo e pode ser compreendido a partir de diferentes perspectivas, mas é importante diferenciar a inovação de uma simples novidade

Nem toda invenção ou ideia original é inovação. 

A verdadeira inovação implica em mudança significativa que gera impacto, tanto para o “dono da ideia” quanto para o público-alvo. 

Muitas pessoas criativas inventam coisas que, embora sejam originais e interessantes, podem não ter aplicabilidade prática.

Principalmente no universo dos negócios, o conceito de inovação consiste na materialização da invenção em soluções que, de fato, agregam valor. 

Larry Hirst, o ex-presidente da IBM, dizia que “invenção é transformar dinheiro em ideias. Inovação é transformar ideias em dinheiro”.

Exemplos de inovação

A inovação pode assumir diferentes formas, como inovação de produto, de processo, de marketing e ou inovação organizacional.

A inovação de produto, por exemplo, envolve melhorias em produtos para mantê-los no mercado em condições competitivas.

A inovação de processo foca na eficiência da linha de produção (produzir mais em menos tempo e com menor emprego possível de recursos). 

A inovação de marketing, por outro lado, se concentra em otimizar a maneira como os produtos são apresentados aos clientes.

Para ilustrar melhor o conceito de inovação, pense em soluções emblemáticas que fazem parte do nosso dia a dia:

  • O iPhone, da Apple, revolucionou a indústria de smartphones não apenas pela tecnologia avançada, mas por privilegiar a experiência do usuário
  • O streaming da Netflix transformou a forma como consumimos conteúdo audiovisual.

Aqui no Brasil, temos exemplos de startups que atraíram a atenção de investidores e cresceram exponencialmente ao quebrarem paradigmas de mercados tradicionais. 

Algumas são:

  1. Gympass: plataforma que oferece acesso flexível a academias e estúdios fitness por meio de parcerias com diversas empresas e instituições
  2. Loggi: logtech que utiliza tecnologia para otimizar a entrega de mercadorias ao conectar empresas a uma rede de entregadores
  3. Dr. Consulta: plataforma de saúde que oferece consultas médicas acessíveis e exames em clínicas próprias, usando a tecnologia para facilitar o agendamento e oferecer atendimento de qualidade.

Há diversos outros exemplos de conceitos de inovação aplicados à prática, como o Nubank (e o setor bancário), a PagSeguro (e a quebra de monopólio das máquinas de cartão), o iFood (e o novo jeito de pedir comida), etc.

Tipos de inovação

O conceito de inovação pode ser classificado em diferentes níveis e tipos, conforme o objetivo da análise e o método adotado. 

Dentro do ecossistema startups, podemos agrupar os tipos de inovação em quatro grandes categorias: incremental, experimental, aberta e disruptiva

Inovação incremental

É fácil compreender o conceito de inovação incremental quando olhamos para as vitrines de aparelhos eletrônicos, como os smartphones. 

Trata-se de um tipo de inovação marginal, cujo propósito é aperfeiçoar um produto ou serviço que já existe.

A cada versão, novas funcionalidades são adicionadas como parte da estratégia para manter o produto competitivo no mercado.

Inovação experimental

A inovação experimental faz parte do processo de criação de novos produtos e soluções em um estágio anterior ao seu lançamento.

Tem como propósito captar as reações do cliente, avaliar feedbacks e reunir sugestões que ajudem a moldar o produto antes de ser efetivamente colocado no mercado. 

Nas startups, a inovação experimental pode ser feita, por exemplo, por meio do MVP (Minimum Product Viable).

Inovação aberta

A inovação aberta, também conhecida como inovação colaborativa ou inovação externa, consiste na busca por ideias, recursos e expertise para impulsionar os processos de inovação. 

Em vez de depender exclusivamente de recursos internos, a startup se envolve ativamente com parceiros externos (universidades, startups e comunidades) para compartilhar conhecimento, experiência e recursos.

O objetivo da inovação aberta (open innovation) é se valer de ideias e sugestões no processo de criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços.

Inovação disruptiva

A inovação disruptiva, por sua vez, transforma radicalmente um mercado ou o setor de atuação, muitas vezes substituindo produtos ou serviços existentes por outros totalmente diferentes.

O termo foi popularizado por Clayton Christensen, professor de Harvard, em seu livro “The Innovator’s Dilemma”.

Muito comum no ambiente das startups, está relacionada à quebra de paradigmas, à interrupção do “curso normal de um processo”. 

Embora muito referenciada, a inovação disruptiva não acontece com tanta frequência, mas há exemplos fatídicos de empresas líderes de mercado que sucumbiram a ela.

Por que investir em inovação no negócio?

As startups são empresas essencialmente inovadoras, focadas em oferecer soluções para o consumidor final (B2C) ou para outras empresas que precisam inovar (B2B). 

“Inovar ou morrer” é um jargão conhecido no ambiente corporativo — e os exemplos de empresas que desapareceram ou perderam mercado por negligenciar a inovação provam que não se trata apenas de uma frase de efeito.

Mesmo que sua startup tenha criado e patenteado soluções altamente inovadoras, é importante observar as mudanças mercadológicas para não “perder terreno”. 

Algumas razões para você aplicar, na prática, o conceito de inovação são:

  • Vantagem competitiva: a inovação permite que as empresas se destaquem da concorrência e se diferencie dos demais players do mercado 
  • Nichos e lacunas não preenchidas: as necessidades e expectativas dos consumidores mudam e investir em inovação permite antecipar-se às tendências
  • Crescimento exponencial: a inovação pode criar novos produtos, mercados ou modelos de negócios inovadores que impulsionam o crescimento em escala
  • Vantagens fiscais e tributárias: empresas que investem em inovação ou se propõem a criar negócios inovadores contam, inclusive, com incentivos fiscais, como os concedidos pela Lei do Bem.

Como vimos, o conceito de inovação vai além da invenção de algo novo: trata-se de um processo dinâmico que impulsiona o progresso. 

Compreender o que constitui inovação, explorar exemplos inspiradores, conhecer os diferentes tipos de inovação e colocá-los em prática é o que faz a diferença. 

Para isso, você precisa focar no que realmente importa, sem perder tempo com burocracias contábeis, fiscais, trabalhistas ou rotinas financeiras.

A boa notícia é que a Comece, empresa de contabilidade digital especialista em startups, oferece um hub completo de soluções para o seu back-office.

Compreendemos as nuances do ecossistema inovador e sabemos do que sua empresa precisa para crescer sem medo. 

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