Contador para startup: o que tem de diferente nesse profissional?

contador startup0
Blog > Contabilidade > Contador para startup: o que tem de diferente nesse profissional?

Precisando de um contador para startup para ajudá-lo a gerir com mais eficiência seus processos fiscais e financeiros?

Esse, de fato, é um profissional indispensável às empresas tecnológicas, não apenas do ponto de vista legal, mas de estratégia de gestão.

Afinal, o contador para startup é mais do que simplesmente um burocrata “guarda livros”: seu propósito é ser um parceiro de impacto do cliente, ajudando-o na tomada de decisões. 

Avance na leitura e descubra o que tem de diferente nesse profissional.

Qual o papel do contador de startup?

Se você busca um contador para startup, precisa ter em mente que o serviço de contabilidade se divide em duas grandes áreas:

  1. Assessoria contábil: trabalho básico de escrituração contábil, emissão de guias, envio de obrigações acessórias e outras funções rotineiras
  2. Consultoria contábil: trabalho estratégico em que o contador se torna um parceiro do empreendedor, ajudando-o a decidir com assertividade. 

Os serviços de assessoria contábil são os mais comuns e incluem a terceirização de diversas rotinas, como contabilidade gerencial, folha de pagamento, etc. 

A consultoria contábil é um trabalho diferente.

O contador para startup que oferece contabilidade consultiva não coloca a mão na massa efetivamente.

Seu trabalho é diagnosticar eventuais problemas e propor soluções, ficando a cargo do gestor implementá-las ou não. 

Diferenciais de um contador para startup

Um contador para startup, além de dominar as técnicas contábeis, deve conhecer o universo das empresas tecnológicas e entender de assuntos, como os que listamos a seguir.

Business Intelligence

O Business Intelligence e a análise de dados reúnem ferramentas indispensáveis à gestão de startups. 

Um contador com expertise no assunto tem condições de oferecer ao empreendedor informações sólidas por meio de relatórios e diferentes tipos de indicadores. 

A principal função do Business Intelligence é extrair, tratar e transformar dados desconexos em informações úteis à tomada de decisão.

No contexto da gestão data-driven, os dados são ativos de alto valor e o contador que souber usá-lo do jeito certo contribuirá com o sucesso de seu cliente. 

Métodos ágeis

Podemos dizer que os métodos ágeis de gestão, baseados nos princípios do Manifesto Ágil, são os principais pilares das empresas de tecnologia. 

Sendo assim, um contador para startup que queira explorar esse mercado precisa dispor de ferramentas tecnológicas de alta performance, como sistemas integrados, automatização, cloud computing, aplicativos e  plataformas digitais.

Planejamento tributário

O planejamento tributário, serviço que integra a consultoria contábil, visa a reduzir a carga tributária sobre as empresas sem extrapolar os limites da lei.

Um contador para startup, portanto, precisa conhecer diferentes estratégias de planejamento tributário, desde a escolha correta da CNAE à reivindicação de créditos tributários

Nesse contexto, vale destaque a escolha do regime de tributação.

O Simples Nacional, por exemplo, é um regime simplificado, mas tributa as empresas com base no faturamento. 

O Lucro Real, por outro lado, é mais complexo, mas cobra os impostos com base no lucro efetivamente apurado. 

Startups, a gente sabe, podem demorar a dar lucro, mesmo faturando alto

O contador precisa levar isso em conta ao sugerir o melhor regime para a sua empresa. 

Alterações contratuais

Muitas startups nascem pequenas, mas crescem rápido, principalmente quando obtêm êxito em rodadas de investimento.

Como os investidores aportam dinheiro em troca de participação societária, é comum a necessidade de alterações contratuais, como a mudança de sociedade limitada (LTDA) para sociedade anônima (S/A), por exemplo. 

Ao contratar um contador para startup, certifique-se de que ele tem experiência nesse tipo de procedimento.

O que uma startup tem de diferente?

Em relação às empresas convencionais, há muita coisa diferente.

O modelo de negócio de uma startup, por exemplo, é pautado na inovação que busca solucionar problemas negligenciados pelos demais players.

A gestão de startup também é diferente: busca o crescimento exponencial sustentado essencialmente pela tecnologia.

Até a legislação é diferente. 

As empresas tecnológicas têm seu próprio marco regulatório (o Marco Legal das Startups) e regulamentações específicas sobre aportes de capital: Resoluções CVM 88 e CVM 158). 

Para ser um contador de startup, portanto, o profissional precisa ter o domínio de temas como esses para prestar um serviço de qualidade. 

Contabilidade especializada em startups!

Se você precisa de um contador para startups, mas está em dúvida sobre quem contratar, a Comece com o Pé Direito tem a solução. 

Aqui você encontra não apenas um, mas uma equipe de contadores experientes que conhecem em detalhes o universo da inovação. 

Como principal player contábil para startups e scale-ups do Brasil, a Comece com o Pé Direito oferece todos os serviços dos quais você precisa:

Agende agora mesmo um bate-papo com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua empresa a decolar.

Deixe uma resposta