Gestão de performance em startups: um olhar estratégico

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Você sabe o que é gestão de performance e como aplicar essa metodologia em startups?

Trata-se de uma abordagem estratégica que envolve a definição de metas e objetivos claros, alinhados à gestão de pessoas, processos e indicadores. 

Funciona como uma “engrenagem” capaz de otimizar o nível de aproveitamento da organização, desde que as “peças” estejam dispostas e encaixadas do jeito certo. 

Neste post, vamos explorar o papel da gestão de performance em empresas inovadoras, além de algumas dicas de como implementá-la com sucesso. 

Siga a leitura.

O que é gestão de performance e para que serve?

Gestão de performance é um conjunto de métodos e práticas que visa alinhar pessoas, tecnologias e processos em uma organização, visando extrair o máximo de resultados no mínimo espaço de tempo.

Faz uso, portanto, de ferramentas capazes de mensurar e analisar o desempenho dos colaboradores e da organização como um todo, como métricas e KPIs capazes de monitorar departamentos e subsetores.

O termo gestão no contexto de negócios significa planejar, organizar, dirigir e controlar recursos, sejam eles financeiros, humanos, materiais ou tecnológicos. 

O termo performance, por sua vez, é originário do francês antigo “parformance” que, no contexto dos negócios, significa desempenho e eficiência.

A gestão de performance, portanto, é o ato de organizar, dirigir e controlar recursos, visando alcançar o máximo desempenho em determinada tarefa, função ou objetivo, seja ele curto, médio e longo prazo.

Dentro das empresas inovadoras que buscam a escalabilidade, o principal propósito da gestão de performance é elevar o nível de desempenho da startup, alinhando os recursos corporativos às competências profissionais das pessoas.

Como a gestão de performance ajuda startups?

A gestão de performance pode ajudar startups em diferentes aspectos, como aumentar a eficiência operacional, alinhar equipes aos objetivos e metas, identificar e desenvolver talentos ou promover a satisfação no trabalho.

Os principais benefícios são:

  • Alinhamento estratégico: startups atuam em ambientes de extrema incerteza, o que exige foco nos objetivos e flexibilidade para pivotar, caso necessário
  • Cultura de inovação: a gestão de performance incentiva ideias inovadoras ao reconhecer e recompensar a contribuição delas para o crescimento do negócio
  • Atração e retenção de talentos: ao oferecer avaliações regulares e oportunidades de desenvolvimento, a startup cria um ambiente capaz de atrair profissionais talentosos
  • Gestão ágil e enxuta: os princípios que orientam o modelo de negócios de startups também fazem parte desse processo.

Como podemos ver, a gestão de performance não é apenas uma ferramenta operacional, mas uma estratégia para enfrentar os desafios e capturar as melhores oportunidades.

Quem usá-la do jeito certo, pode abrir importante vantagem competitiva frente aos concorrentes e crescer exponencialmente

Como fazer a gestão de performance

Para implementar uma gestão de performance com eficiência, você precisa integrar três aspectos fundamentais de qualquer negócio: pessoas, tecnologias e processos

Não existe uma receita pronta para isso, mas algumas diretrizes podem ajudar, como listamos nos tópicos a seguir.

Definição de metas claras, mensuráveis e alcançáveis

O primeiro passo é estabelecer metas claras e atingíveis que estejam alinhadas aos objetivos da startup. 

Ao fazer isso, certifique-se de que todos os membros da equipe tenham compreendido suas responsabilidades dentro do contexto geral.

Feedback contínuo

Em um ambiente dinâmico e em constante transformação, o feedback contínuo deve fazer parte da gestão de performance.

Estabeleça uma cultura de comunicação aberta e regular com os membros da equipe, de forma a permitir que eles ajustem seu desempenho caso necessário.

Desenvolvimento pessoal e profissional

Para obter sucesso na gestão de performance, você deve incentivar também o desenvolvimento e aprimoramento contínuo dos colaboradores. 

Ofereça oportunidades de treinamento, capacitação e promova uma cultura de aprendizado constante.

Além de melhorar o desempenho individual, iniciativas como essa fortalecem a capacidade coletiva da equipe.

Reconhecimento e recompensa

Você deve criar, ainda, programas de reconhecimento e recompensa pelo bom desempenho, seja bônus, premiações ou promoções.

A ideia é estimular a motivação, algo que pode ser muito positivo para um ambiente saudável e produtivo.

Terceirização das rotinas de RH

A gestão de performance, como vimos, abrange não apenas gestão de pessoas, mas tem forte correlação com a formação e o alinhamento de equipes.

Nesse contexto, a terceirização das funções rotineiras de Recursos Humanos tem muito a contribuir.

Ao delegar a especialistas as funções de rotina, você e sua equipe ganham tempo para concentrar-se no que realmente importa.

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