Startup de impacto social: entenda o que é, veja exemplos e conheça os desafios

startup de impacto social1
Blog > Empreendedorismo > Startup de impacto social: entenda o que é, veja exemplos e conheça os desafios

A missão de uma startup de impacto social vai além do crescimento exponencial e do “exit” de sucesso para investidores.

Ao propor soluções para problemas que afligem a sociedade, cumpre também um papel de agente de transformação.

Embora incipientes no Brasil, as startups de impacto social têm terreno fértil para crescer, sobretudo considerando a lacuna não atendida pelo estado.

Ao longo deste artigo, conheça cases de sucesso e descubra quais são os principais desafios de empreender nessa área.

O que é uma startup de impacto social?

Uma startup de impacto social é um negócio focado em transformar um problema social em oportunidade ao melhorar a vida das pessoas e ganhar dinheiro com isso ao mesmo tempo.

Não se trata, portanto, de uma organização não-governamental (ONG) ou qualquer outro tipo de entidade sem fins lucrativos.

Alguns especialistas classificam as startups de impacto social como “empresas 2,5”, um meio termo entre o segundo setor, das empresas puramente mercantis, e o terceiro setor, representado pelas entidades filantrópicas.

Nesse contexto, seu principal objetivo é unir o útil ao agradável: criar soluções possíveis para uma demanda social relevante e obter lucro com isso.

Exemplos de startups de impacto social

Na esteira dos princípios ESG, diversas startups de impacto social têm ganhado evidência no Brasil, atendendo tanto o consumidor final (B2C) quanto empresas (B2B).

Alguns exemplos são:

  • Belezinha: uma das finalistas do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo em 2022, essa startup de impacto social oferece cursos de beleza gratuitos e rápidos para mulheres que vivem em favelas de São Paulo
  • Edumi: startup de impacto social focada na capacitação de jovens para o mercado de tecnologia
  • Mete a Colher: com foco em combater a violência doméstica, oferece uma plataforma que pode ser adquirida por empresas que desejam proteger suas colaboradoras
  • Glic: esta startup de impacto social tem como foco a saúde. Selecionada para o  BNDES Garagem – Negócios de Impacto, visa conectar diabéticos a médicos e nutricionistas
  • NoFront: devidada a jovens negros da perfiferia, promove a educação financeira e a emancipacao econômica de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.

Startup de impacto social é um bom negócio?

Ao enxergar um problema social como oportunidade, uma startup de impacto social pode, sem dúvida, ser um ótimo negócio.

Mas vale ressaltar que o impacto social positivo não deve ser pontual ou secundário: precisa fazer parte do core business da startup.

Um estudo da Ace Córtex mostra que o Brasil conta com 343 startups focadas em soluções relacionadas às práticas ESG, das quais 130 são negócios com impacto social.

A Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto aborda a questão da seguinte maneira:

  • Intencionalidade do impacto
  • Impacto social como atividade principal (core business)
  • Uso da tecnologia nas soluções apresentadas
  • Escalabilidade do negócio
  • Gestão da cadeia de valor.

Considerando o protagonismo dos valores ESG no ambiente corporativo, uma startup de impacto social pode explorar oportunidades em diversos nichos.

É possível oferecer soluções diretamente para o consumidor final, como vimos nos exemplos acima, ou para grandes companhias que precisam integrar práticas ESG ao dia a dia.

Recursos para startups de impacto ambiental

Em relação aos recursos para estruturar o negócio, as startups de impacto social têm algumas vantagens.

A primeira delas é o montante de capital disponível para negócios integrados às práticas ESG. 

Conforme a PwC, as cifras devem chegar a US$ 4,3 trilhões até 2030.

Há também recursos subsidiados, como o programa BNDES Garagem — Negócios de Impacto, que oferece, além de prêmios, acesso a uma rede de serviços e parceiros.

Quais os desafios de uma startup de impacto social?

O principal desafio de uma startup de impacto social é criar um modelo de negócio capaz de transformar um problema social em uma solução rentável e escalável

Vencida essa etapa, outros desafios são:

Quanto ao último tópico, são comuns casos de negligência com os números, seja por falta de tempo, de equipe ou de interesse.

Nesse contexto, a Comece com o Pé Direito, principal player contábil do Brasil focado em empresas inovadoras, tem a solução.

Oferecemos um pacote completo de soluções para o seu backoffice.

Fale com a gente e saiba como podemos ajudar o seu negócio a decolar!

Deixe uma resposta