CFO as a service: entenda o que é e benefícios para startups

cfo as a service0
Blog > Financeiro > CFO as a service: entenda o que é e benefícios para startups

Será que um CFO as a service faz sentido para o seu negócio?

No atual contexto econômico, em que otimizar custos e despesas é palavra de ordem no universo das empresas inovadoras, terceirizar pode ser uma ótima alternativa.

Uma das principais vantagens é a redução de custos, mas os benefícios vão além. 

Se você está interessado em saber se um CFO as a service pode ser estratégico para a sua startup, siga a leitura e entenda melhor em que situações pode valer a pena.

O que é CFO as a service?

CFO as a service é um modelo de negócio especializado em prestar serviços terceirizados de Chief Financial Officer (CFO) a outras empresas.

Uma startup com planos de crescimento exponencial, por exemplo, ao invés de contratar um CFO em tempo integral, pode optar por contratar uma empresa que ofereça essa solução.

O CFO é responsável por várias funções financeiras estratégicas em uma organização, como planejamento financeiro, gestão de caixa e elaboração de relatórios.

Trata-se de um profissional muito demandado em organizações com grande fluxo de capital, notadamente empresas listadas em bolsa de valores.

Para negócios pequenos ou em desenvolvimento, não é recomendado um organograma com vaga específica para CFO em tempo integral.

Não que as pequenas e médias empresas não precisem desse profissional de grande relevância para a gestão financeira profissional e eficiente. 

É que nem sempre há espaço para folha de pagamento para mais despesas. 

Então, uma empresa CFO as a service preenche essa lacuna, ao permitir que negócios em fase de crescimento acessem esses profissionais sem a necessidade de assinar carteira.

CFO terceirizado ou tradicional?

A escolha entre um CFO as a service e um “CFO tradicional” depende de uma série de fatores.

Para tomar a melhor decisão, você deve analisar:

Para as startups ainda distantes do break-even, mas que precisam se profissionalizar para crescer, o CFO terceirizado geralmente faz mais sentido.

Para startups pré-IPO ou pré-M&A, que carecem de acesso vitalício a habilidades financeiras especializadas, um CFO full time pode ser uma escolha mais acertada. 

Quais as vantagens do CFO as a service para startups?

Vimos que o CFO as a service resolve as carências de negócios que precisam profissionalizar o setor financeiro, mas ainda não têm estrutura para contratar um CFO em tempo integral. 

Se é o seu caso, confira a seguir as principais vantagens do CFO como serviço. 

Acesso a profissional de alto nível

Startups geralmente lidam com recursos limitados e podem não ter caixa suficiente para contratar um CFO em tempo integral. 

Ao optar pelo CFO as a service, você tem acesso a um profissional experiente e qualificado para ajudá-lo a tomar decisão com mais qualidade, sem gastar com contratação em tempo integral. 

Funciona de maneira semelhante ao serviço de assessoria ou consultoria contábil via BPO (Business Process Outsourcing).

Redução e flexibilidade dos custos

Em relação aos custos do serviço, vale ressaltar que o CFO as a service oferece às startups a flexibilidade de pagar pelos serviços financeiros apenas quando necessário

O contrato pode ser de curto ou longo prazo, contínuo ou intermitente, ou mesmo esporadicamente.

Vai depender da necessidade de cada negócio, como períodos de crescimento acelerado ou necessidades financeiras pontuais. 

Essa flexibilidade permite que os gestores de startups otimizem os recursos financeiros e direcionam o capital para outras áreas mais relevantes. 

Experiência em captação de recursos

Um CFO as a service também pode ser muito útil ao processo de captação de recursos, sobretudo no preparo e profissionalização do setor financeiro. 

Ao analisar a viabilidade financeira do projeto, pode fazer projeções financeiras condizentes com a realidade, o que aumenta as chances de conseguir investidores.

Gestão de riscos financeiros

Um CFO terceirizado também pode ajudar as startups a identificar e gerenciar os riscos financeiros decorrentes da alocação de capital e da operação da empresa.

Uma política de gestão de riscos deve incluir mecanismos que garantam a conformidade do negócio, tanto do ponto de vista gerencial quanto fiscal e tributário.

São vantagens que ajudam as startups a enfrentar os desafios, melhorar sua gestão interna e alocar os recursos de forma eficiente rumo ao crescimento sustentável.

Como funciona o CFO as a service?

O CFO as a service funciona de forma semelhante a outros tipos de serviços terceirizados, como a assessoria contábil ou o BPM financeiro.

O processo de contratação de uma solução desse nível consiste basicamente nas seguintes etapas:

  1. Identificação das necessidades: o primeiro passo para contratar um CFO as a service é identificar suas necessidades financeiras e definir os objetivos que deseja alcançar com o serviço
  2. Seleção do prestador de serviços: seja criterioso com o processo de seleção do CFO parceiro, sobretudo quanto ao nível de “intimidade” dele com o seu setor de atuação
  3. Avaliação das necessidades financeiras: uma vez contratado, o CFO as a service fará uma avaliação das necessidades financeiras do seu negócio, incluindo uma revisão da retrospectiva histórica
  4. Escopo de trabalho: com o diagnóstico pronto, o passo seguinte é definir a estrutura (planejamento financeiro, análise financeira, elaboração de relatórios, etc)
  5. Execução e ajuste: por se tratar de um serviço terceirizado, você pode negociar ajustes e adequações com o CFO as a service à medida que as necessidades de sua startup evoluírem.

Para que a experiência seja positiva, é importante estabelecer uma comunicação clara e alinhar bem as expectativas, de forma a garantir bons resultados.

BPO e BPM financeiro completo para a sua startup

Se você chegou até aqui, de fato está interessado em soluções que profissionalizem a gestão financeira e contábil de sua startup.

A boa notícia é que a Comece com o Pé Direito pode te ajudar.

Além do BPO financeiro (Business Process Outsourcing), oferecemos também o BPM (Business Process Management) especialmente para empresas inovadoras.

O BPO envolve a terceirização de serviços, como conciliações bancárias, inclusão de pagamentos, emissão e envio de notas fiscais, entre outros. 

O BPM envolve a análise, o redesenho e o gerenciamento dos processos de negócios para melhorar a eficiência financeira do seu negócio.

Clique aqui e conheça as soluções que temos para você.

Deixe uma resposta