Inteligência artificial na contabilidade: entenda o impacto da tecnologia

inteligência artificial contabilidade1
Blog > Contabilidade > Inteligência artificial na contabilidade: entenda o impacto da tecnologia

A inteligência artificial na contabilidade é um caminho sem volta, tanto para empresas que prestam serviços contábeis quanto para organizações que têm setor próprio. 

No ecossistema inovador, não é diferente.

Uma startup pode desenvolver soluções de inteligência artificial para os players do mercado contábil ou adotar as melhores ferramentas para aprimorar sua gestão interna.

Para saber como a IA está revolucionando a contabilidade e quais impactos pode causar no seu negócio, avance na leitura até o final.

Como é usada a inteligência artificial na contabilidade?

A inteligência artificial na contabilidade pode ser usada de diferentes maneiras, da automação de processos de rotina à análise de dados e projeções financeiras.

No contexto geral, o que se vê é uma transformação ampla do mercado no Brasil e no mundo com o surgimento de ferramentas contábeis cada vez mais eficientes.

Para as organizações de maneira abrangente, os impactos da inteligência artificial na contabilidade são percebidos em dois aspectos principais:

  1. Redução dos custos dos serviços contábeis
  2. Aumento da eficiência e produtividade.

A lógica vale tanto para quem terceiriza os serviços contábeis para um escritório quanto para quem tem um departamento interno de contabilidade.

Vale destacar que a inteligência artificial na contabilidade pode ocorrer em diferentes níveis de aprofundamento e complexidade.

Um estudo apresentado pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da USP em 2021 trata dos impactos da IA em quatro níveis:

  1. Knowledge representation: consiste em dados estruturados de forma a abrir diferentes possibilidades para os usuários
  2. Machine learning: sistemas capazes de aprender, identificar padrões e prever resultados futuros (análise preditiva)
  3. Deep learning: espécie de aprendizado profundo que consiste em uma série de técnicas de machine learning na forma de camadas a partir de dados não-lineares
  4. Process mining: consiste em percorrer o caminho da atividade da origem ao registro em um processo de mineração que segue uma sequência lógica.

Quais os benefícios de usar inteligência artificial na contabilidade?

As principais vantagens do uso da IA na contabilidade se resumem em aumento da eficiência, redução de custos e otimização dos processos.

Veja alguns exemplos.

Automação de tarefas repetitivas

A automação das rotinas contábeis é, sem dúvida, um dos principais benefícios da inteligência artificial na contabilidade. 

Ao assumir processos como emissão de guias, classificação de transações e cálculo de impostos, a automação libera tempo para o contador se dedicar a tarefas mais estratégicas.

Identificação de fraudes

A inteligência artificial é criada para agir e aprender como se fosse a mente humana, mas sem os riscos das falhas humanas.

Assim, o uso de algoritmos e outros tipos de soluções tecnológicas podem identificar fraudes e outros problemas com precisão, assertividade e em tempo hábil.

Análise de dados e previsão

Dependendo do nível de sofisticação da inteligência artificial na contabilidade, pode ser possível também fazer análises preditivas a partir de ferramentas de business intelligence e big data.

Ao descobrir padrões e identificar tendências, pode ajudar gestores e empreendedores no processo de tomada de decisão.

Quais os riscos da inteligência artificial na contabilidade?

A inteligência artificial na contabilidade, por mais aperfeiçoada que seja, não é isenta de erros e inconsistências.

A automação de processos até pode funcionar bem, mas deve ser parametrizada corretamente.

Falhas técnicas, viés de programação e privacidade dos dados são alguns riscos que precisam ser administrados.

É preciso atenção especial também à fonte das informações e aos critérios de extração, higienização e tratamento dos dados.

Afinal, erros contábeis podem custar caro a uma startup, tanto na relação com o Fisco quanto com os investidores e outros stakeholders.

Inteligência artificial na contabilidade ou terceirização?

A resposta para essa pergunta depende do estágio e do volume de transações da sua startup.

Se o seu negócio está em fase de crescimento exponencial que justifique um departamento contábil interno, a inteligência artificial na contabilidade pode ser uma opção.

Nesse contexto, vale ressaltar que, além dos custos com a estruturação do setor, você precisará contratar ferramentas, consultorias especializadas, etc.

Na grande maioria dos casos, no entanto (sobretudo startups em fase de iniciais ou intermediárias), a terceirização será uma alternativa mais viável.

Além de economizar tempo e dinheiro, o empreendedor que optar pelo BPO tem tranquilidade para focar no que realmente importa: o seu core business.

A terceirização contábil, inclusive, é um dos serviços que a Comece com o Pé Direito oferece especificamente para startups e scale-ups.

Além do BPO financeiro e de RH, você tem à disposição pacotes completos de soluções, incluindo business intelligence e contabilidade consultiva!

Deixe uma resposta