A otimização de recursos financeiros está entre os fundamentos da boa gestão orçamentária, especialmente em startups pré-break even.
Afinal, trata-se do emprego do capital nas diferentes áreas da empresa, visando obter os melhores resultados.
Reduzir custos e maximizar lucros, portanto, deve ser uma busca diária.
Se você quer saber como aplicar a otimização de recursos financeiros em sua startup, avance na leitura.
O que é otimização de recursos financeiros?
Otimização de recursos financeiros é o processo eficiente de gerenciamento e alocação do capital em uma organização, seja ela startup ou empresa “madura”.
O objetivo é maximizar valor, levando em consideração as metas financeiras e o contexto do modelo de negócio.
Otimizar significa criar condições favoráveis para extrair a melhor rentabilidade possível de uma alocação ou investimento.
Em uma abordagem mais estatística, significa também estabelecer o valor “ótimo” de uma operação ou alocação.
No contexto das startups, otimização de recursos financeiros significa fazer mais com menos, seja enxugando a estrutura de custos, seja priorizando alguns projetos.
Importância da otimização de recursos financeiros nas empresas
A otimização de recursos financeiros em empresas e startups se baseia em conceitos basilares do universo inovador, como gestão ágil e enxuta.
Um gestor que preza pela eficiência financeira e aplica os recursos de forma a reduzir os gastos e maximizar os resultados certamente tem mais chances de vencer os períodos de adversidades.
Dentre as razões que justificam a busca pela otimização financeira, destaque para:
- Interesse dos investidores: startups com uma gestão financeira sólida e eficiente ganham pontos em rodadas de investimento
- Controle de perdas e redução de riscos: a otimização de recursos financeiros também ajuda em momentos de crises e reduz a probabilidade de problemas financeiros inviabilizarem o negócio
- Competitividade: uma startup que adota uma gestão enxuta e busca a otimização dos recursos também é mais competitiva, dando ao gestor espaço para flexibilizar a política de preços sem comprometer margens.
A otimização de recursos financeiros, portanto, é fundamental para o sucesso e a sobrevivência das startups, sobretudo antes do break even.
No longo prazo, resulta em empresas eficientes, lucrativas, competitivas e orientadas para o crescimento sustentável.
Como otimizar recursos financeiros em uma startup?
A otimização dos recursos financeiros em uma startup deve ser feita dentro de um contexto abrangente que envolve não apenas aspectos financeiros, como também operacionais.
A seguir, confira algumas considerações e estratégias que você pode adotar:
Avalie a estrutura de capital
Um dos primeiros passos para otimizar os recursos financeiros em seu negócio é analisar a estrutura de capital — composição das fontes de recursos da startup.
O objetivo é encontrar o equilíbrio entre dívida (capital de terceiros) e patrimônio líquido (capital próprio), levando em consideração fatores como risco, custo de capital e flexibilidade financeira.
As dívidas são financiamentos bancários ou captados, por exemplo, via plataformas de debt crowdfunding, em que a startup capta dinheiro com o compromisso de devolvê-lo acrescido de juros.
O capital próprio inclui o capital social integralizado pelos sócios-fundadores e os recursos destinados pelos investidores em troca do equity.
Nesse contexto, você pode usar, por exemplo, o cálculo do custo ponderado de capital (WACC, sigla em inglês) como métrica para analisar a otimização dos recursos financeiros.
Gestão de fluxo de caixa
A otimização dos recursos financeiros também passa por um gerenciamento eficiente do fluxo de caixa.
Além de monitorar as entradas e saídas de caixa da startup, por meio de ferramentas contábeis eficientes, é possível mensurar e planejar também o capital de giro.
Ao antecipar as necessidades de caixa, a startup evita recorrer a fontes caras de recurso para garantir o “oxigênio” das operações no curto prazo.
Controle de custos
O controle rigoroso dos custos também é fundamental para otimizar o recursos financeiros em diferentes janelas de tempo.
Trata-se de um trabalho que visa identificar e reduzir despesas desnecessárias, negociar com fornecedores, aprimorar a eficiência operacional e adotar práticas de gestão de custos.
Vantagens do BPO financeiro para a sua startup
Como você pode ver, a otimização de recursos financeiros envolve decisões que vão além do setor financeiro.
Afinal, gargalos em qualquer outro departamento, principalmente de operações, têm reflexos diretos no caixa.
A boa notícia é que você pode monitorar o desempenho contábil-financeiro de um jeito fácil e prático.
Uma das soluções para isso é o BPO financeiro, serviço de terceirização das rotinas que a Comece com o Pé Direito tem para você.
Trata-se de um trabalho consultivo e sistemático, orientado pela análise de dados e métricas atualizadas, por meio das quais você acompanha o desempenho do seu negócio em detalhes.
Gostou da ideia?
Se quiser saber mais, agende um bate-papo com um de nossos especialistas e descubra o que podemos fazer por você.