Eficiência financeira: entenda a importância e saiba como calcular

eficiência financeira0
Blog > Financeiro > Eficiência financeira: entenda a importância e saiba como calcular

A eficiência financeira deve ser uma busca constante dos gestores de toda startup, sobretudo aquelas que ainda não alcançaram o break-even.

Em ciclos de aperto monetário e redução das rodadas de investimento como o atual, otimizar o uso dos recursos se torna ainda mais necessário.

O conceito é amplo, mas de maneira geral consiste em minimização dos custos e maximização dos resultados.

Tem relação, portanto, com outros aspectos do negócio, que vão do nível estratégico ao operacional.

Siga a leitura, entenda a importância de ser eficiente financeiramente e descubra quais métricas e indicadores são mais adequados para essa finalidade.

O que é eficiência financeira?

Eficiência financeira é a capacidade de alocar recursos próprios ou de terceiros em uma organização empresarial, de forma a obter os melhores resultados em diferentes janelas de tempo.

Tem relação com diversos aspectos do processo de gestão, como otimização da estrutura de custos, gestão operacional, investimentos e controle de perdas.

Vale ressaltar que a área financeira está ligada direta ou indiretamente a todos os demais setores e departamentos de uma empresa.

Qualquer desajuste dentro do negócio respinga no caixa: custos demasiados altos com folha de pagamento, gargalos na operação, captação eficiente de clientes, etc.

A eficiência financeira, portanto, está interligada à eficiência da gestão organizacional como um todo.

Nesse processo, dois pilares são essenciais:

  1. Gestão da estrutura de custos, que envolve a minimização de despesas e o uso racional dos recursos disponíveis
  2. Alocação eficiente de recursos, relacionada à distribuição adequada do capital em diferentes projetos e áreas de negócios.

Qual a importância da eficiência financeira nas empresas?

A eficiência financeira em empresas e startups está diretamente relacionada à capacidade de gerar retorno compatível aos riscos. 

Um gestor que aloca o capital disponível de forma inteligente cria condições de crescimento sustentável, além de atrair investidores, talentos e parceiros estratégicos

Entre as razões para se buscar a eficiência financeira podemos listar:

  • Sobrevivência e crescimento: startups geralmente possuem recursos financeiros limitados e enfrentam um ambiente de incertezas, principalmente nas fases early/growth, o que exige cautela com o fluxo de caixa
  • Interesse dos investidores: o mercado venture capital prefere founders que demonstram capacidade de gerir os recursos de forma responsável, buscando maximizar o retorno no longo prazo
  • Escalabilidade: a eficiência financeira permite que as startups otimizem processos e aloquem recursos de maneira inteligente, facilitando o crescimento exponencial
  • Tomada de decisões: com dados financeiros precisos e atualizados, os gestores podem identificar pontos de melhoria e tomar boas decisões sobre investimentos, redução de custos ou necessidade de pivotar.

Como calcular a eficiência financeira de uma empresa?

A melhor maneira de calcular e analisar a eficiência financeira de uma startup é por meio dos indicadores financeiros.

Com a ajuda de ferramentas de business intelligence, por exemplo, é possível capturar o desempenho financeiro e operacional e criar linhas de tendências por meio de gráficos e padrões.

Essas ferramentas podem ser inclusive automatizadas, reduzindo margens para erros de tratamento de dados e relatórios.

Quanto aos indicadores financeiros, os mais adequados para a gestão de startups são:

  1. Burn rate: representa a taxa de queima do capital disponível em um determinado período de tempo (quanto menor, melhor)
  2. Runway: métrica que mede o período de tempo estimado em que a empresa pode continuar operando com o capital disponível antes de ficar sem recursos (quanto maior, melhor)
  3. Ciclo de Conversão de Caixa (CCC): calculado somando o período médio de estoque, o período médio de contas a receber e subtraindo o período médio de contas a pagar
  4. Custo de Aquisição de Clientes (CAC): indicador que mede o custo médio de cada novo novo cliente (um CAC baixo indica que uma startup está adquirindo clientes de forma eficiente em relação aos investimentos em marketing e vendas)
  5. Lifetime Value (LTV): indicador que revela o valor financeiro médio que um cliente traz para a empresa durante todo o seu relacionamento com ela (quanto maior, melhor).

Perceba que há diferentes maneiras de medir a eficiência financeira de uma startup. 

Cada análise leva em consideração um determinado aspecto dentro do contexto da empresa. 

De forma geral, você pode avaliar a qualidade da gestão financeira também por meio da DRE, considerando o Ebitda ou o lucro líquido, por exemplo. 

No entanto, alguns aspectos menos objetivos podem não ser captados por indicadores como esses, levando em conta que a dinâmica de empresas inovadoras é diferente de empresas consolidadas.

Uma startup em fase de tração, por exemplo, pode ter Ebitda negativo e isso não significar, necessariamente, que o negócio seja ruim ou esteja sendo mal gerido.

Como fazer uma gestão financeira eficiente?

A eficiência financeira é resultado de uma série de medidas adotadas no âmbito interno e externo à organização, visando otimizar o uso dos recursos.

Assim, confira a seguir algumas dicas de como fazer uma gestão financeira eficiente. 

Planejamento financeiro

O primeiro passo para obter eficiência financeira nos negócios é elaborar um planejamento que inclua metas, orçamentos e projeções financeiras realistas

Ao estabelecer objetivos claros e identificar os recursos financeiros necessários para alcançá-los, suas decisões e ações serão muito mais assertivas.

Automação de tarefas

Do ponto de vista operacional, adote ferramentas capazes de otimizar as tarefas repetitivas, como conciliação bancária, régua de cobrança, emissão de guias, etc.

Além de reduzir custos, a automação de funções burocráticas e rotineiras permite ganhos de escala e reduz as margens de erro.

Além de otimizar as operações, libera os profissionais para outras funções realmente importantes para o negócio.

Gestão de fluxo de caixa

Startups são negócios que queimam muito caixa nos primeiros ciclos de vida — e garantir a eficiência financeira exige monitoramento contínuo do capital necessário às operações diárias. 

Gerencie as entradas e saídas de caixa e antecipe as necessidades de capitalização para evitar problemas de liquidez. 

Otimize também os prazos de recebimento dos clientes e estabeleça uma reserva de emergência para lidar com imprevistos.

Negociação com fornecedores

Outra dica para manter a eficiência financeira é a negociação proativa com fornecedores e parceiros para obter as melhores condições de pagamento

Busque oportunidades de ampliar prazos, reduzir preços e sempre faça uma análise cuidadosa das opções disponíveis antes de tomar decisões de compra ou contratação.

Acompanhamento de indicadores

O uso de indicadores financeiros, como vimos, é essencial para medir a saúde financeira da startup e acompanhar seu desempenho em diferentes intervalos de tempo. 

Implemente indicadores que façam sentido para o seu modelo de negócio e acompanhe-os regularmente, de modo a identificar tendências e pontos de melhoria.

Como a contabilidade consultiva pode ajudar na eficiência financeira?

A contabilidade consultiva tem uma abordagem estratégica e proativa por meio da qual o contador atua como um consultor financeiro do empreendedor.

Vai além, portanto, da assessoria contábil básica, em que os serviços se resumem ao registro de transações e operações burocráticas visando satisfazer o Fisco.

Por meio da contabilidade consultiva, sua startup tem orientação profissional para:

  • Analisar e interpretar dados contábeis, fiscais e orçamentários
  • Desenvolver planos financeiros realistas
  • Rever metas e projeções financeiras
  • Promover um planejamento tributário eficiente
  • Analisar a estrutura de custos e as margens de lucratividade.

Trata-se, portanto, de um serviço altamente estratégico e adaptável à realidade do seu negócio, solução que a Comece Com o Pé Direito tem para oferecer.

Nosso time dedicado à contabilidade consultiva foca na performance do seu negócio para que você consiga acelerar o crescimento.

Se o que procura é um parceiro estratégico para impulsionar o sucesso da sua startup, junte-se a nós.

Clique aqui e saiba como podemos ajudar o seu negócio a decolar!

Deixe uma resposta