Pesquisando sobre como funciona uma aceleradora de startups?
Esse é um assunto de grande interesse dos empreendedores que apostam na inovação como principal fator de crescimento e escalabilidade.
Afinal, dependendo do programa de aceleração, sua startup pode ter acesso a diversas vantagens, como mentoria, estrutura operacional, aportes de capital e muito networking.
Se você quer entender melhor como funciona uma aceleradora de startups e quais os benefícios para o seu negócio, continue a leitura.
O que é uma aceleradora de startups?
Uma aceleradora de startups é uma organização, geralmente fundada por profissionais com vasta experiência em inovação, cujo objetivo é “acelerar” negócios que estão em fase de crescimento.
Seu principal objetivo é desenvolver programas de suporte e financiamento para startups em fases embrionárias que não tenham recursos para crescer ou precisam de impulso para ganhar escala.
Os programas geralmente têm duração determinada, período em que as startups selecionadas passam por um processo intensivo de desenvolvimento e orientação.
As aceleradoras de startups costumam oferecer diversos benefícios, como:
- Mentoria e aconselhamento
- Espaço de coworking
- Networking
- Treinamento e workshops
- Exposição a investidores, etc.
São iniciativas que desempenham um papel importante para o ecossistema empreendedor, fornecendo suporte no período mais difícil do ciclo de maturação.
Qual a diferença entre incubadoras e aceleradoras de startups?
Para entender como funciona uma aceleradora de startups, vale revisar o conceito e diferenciá-lo do significado de incubadora, termos usados equivocadamente como sinônimos.
Tanto as incubadoras quanto as aceleradoras são organizações de apoio e suporte aos negócios inovadores, mas existem diferenças que valem destacar.
Uma incubadora de startups tem como propósito gerar novos negócios.
Seu foco, portanto, está em empresas em fase de ideação, na qual a proposta de valor ainda precisa ser modelada e ajustada às necessidades do mercado.
O tempo do programa de incubação geralmente é mais longo.
Uma aceleradora, por sua vez, foca em startups que já estão em fase de crescimento e precisam de impulso para acelerar esse processo.
Os programas geralmente são mais curtos, com prazos entre três e seis meses, com uma abordagem bem mais intensiva.
Em termos práticos, porém, uma aceleradora pode manter programas de aceleração e de incubação ao mesmo tempo e vice-versa.
No fim das contas, o propósito de ambas é oferecer um ambiente fértil para o nascimento e crescimento de novos negócios com alto poder de escalabilidade.
Como funciona uma aceleradora de startups?
O funcionamento de uma aceleradora de startups pode variar dependendo da organização ou do programa específico, mas, no geral, possui algumas estruturas básicas:
Programa de aceleração
As startups selecionadas participam de um programa intensivo, geralmente com duração de alguns meses (normalmente de três a seis meses).
Durante esse período, as startups são expostas a uma série de atividades e recebem apoio e recursos para colocar em prática seu plano de crescimento.
Mentorias e treinamentos
As aceleradoras de startups oferecem orientação e mentorias de consultores e profissionais experientes de diferentes setores e segmentos.
Esses mentores ajudam os gestores a enfrentarem desafios específicos, aperfeiçoando suas estratégias e fornecendo conselhos práticos.
Workshops e eventos
As aceleradoras de startups costumam oferecer também workshops, palestras e eventos sobre assuntos diversos, como marketing, estratégia de vendas, captação de investimentos, gestão financeira, entre outros.
“Demo Day”
Ao final de cada programa de aceleração, é comum as startups participarem de um evento chamado “Demo Day”, quando têm a oportunidade de se apresentarem a investidores e a parceiros potenciais.
Etapas do programa de aceleração de startup
Agora que você sabe o que é como funciona uma aceleradora de startups, confira um passo a passo resumido de como funciona um programa de aceleração.
Vale ressaltar que as etapas descritas aqui são meramente didáticas, considerando que cada aceleradora tem suas próprias regras de seleção.
Abertura das inscrições
O processo de seleção das aceleradoras de startups começa com a abertura de inscrições para uma nova edição de algum programa de aceleração.
Todas as informações relevantes sobre o processo, como prazo de inscrição, custos, tipo de solução ou tipo de negócio apto a participar são divulgadas em um edital.
O mesmo documento também informa o tempo do programa, que no caso das aceleradoras de startup, não costuma ultrapassar seis meses.
Seleção
Encerradas as inscrições, o passo seguinte é a seleção das startups para o programa de aceleração, conforme os critérios objetivos e subjetivos avaliados por uma banca.
Esse processo pode ocorrer em uma fase única ou em fases eliminatórias, conforme determinado em edital.
Algumas aceleradoras podem promover uma etapa online e outra presencial, inclusive com entrevistas com os fundadores, a fim de entender melhor o modelo de negócio.
Fase de aceleração
A fase de aceleração é o desenvolvimento, na prática, do programa para o qual a startup foi selecionada.
Ao pesquisar sobre como funciona uma aceleradora de startups, você verá que há diferentes tipos de programas com diferentes objetivos, como:
- Preparação para participar de rodadas de investimento
- Cocriação de novos negócios em parceria com a própria aceleradora
- Inovação incremental de algum serviço ou produto já disponível no mercado
- Preparação para processos de M&A, entre outros.
Algumas aceleradoras, como a Ace, oferecem programas de aceleração gratuitos online, com trilhas de conteúdo, mentorias, rede de parceiros e networking.
Neste caso específico, os recursos usados no programa são do Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo e apenas startups capixabas podem participar.
Como cada caso é um caso, dependendo da situação, a aceleradora também investe seus próprios recursos na startup em troca de participação societária, a exemplo dos investidores-anjo e fundos de venture capital.
Encerramento
Terminado o prazo regulamentar de treinamento, a startup deixa o programa de aceleração rumo a novos objetivos, preferencialmente em uma trajetória ascendente de crescimento exponencial.
Obviamente, nem todas as startups terão êxito.
Muitas não vão crescer como esperado, algumas vão pivotar e outras vão morrer pelo caminho antes mesmo de uma rodada de investimento série A.
No casos bem sucedidos, o encerramento do programa também costuma marcar o “exit” com lucro da aceleradora que investiu no negócio em troca de equity.
Benefícios de trabalhar com uma aceleradora de startups
Agora que você sabe como funciona uma aceleradora de startups, confira os benefícios de participar de um programa de aceleração.
Consultorias com profissionais experientes
Um dos principais benefícios de um programa de aceleração é a mentoria de profissionais com experiência nas mais diferentes áreas, como:
- Financeira, fiscal e tributária
- Gestão de negócios
- Inovação.
Em geral, são mentores que lidam rotineiramente com diferentes projetos e têm uma visão descontaminada sobre o desafio de empreender em ambientes de extrema incerteza.
Ecossistema fértil
O ambiente de uma aceleradora de startups também é pensado para estimular a troca de experiências por meio da interação entre pessoas com visões diferentes.
O networking envolve, além de uma extensa e rica rede de parceiros, potenciais fornecedores e clientes.
No radar dos investidores
Outra vantagem relevante de participar de um programa de aceleração é a possibilidade de entrar no radar dos investidores.
Algumas aceleradoras mantêm relações formais de parcerias com redes de investidores-anjo, plataformas de equity crowdfunding ou gestores de fundos de capital de risco.
Esses investidores, por sua vez, sabem que dentro de organizações como as aceleradoras, as chances de encontrarem projetos promissores que valem o risco são grandes.
Panorama das aceleradoras de startups no Brasil
As aceleradoras de startups, como vimos, têm papel fundamental no desenvolvimento de novos modelos de negócios, especialmente em cenários de escassez de recursos.
Conforme um estudo desenvolvido em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Brasil conta com 57 aceleradoras de startups.
A seguir, confira algumas que são referência para o setor:
- Startup Farm: fundada em 2011 em São Paulo, já realizou mais de 20 edições do programa de aceleração e é uma das mais influentes da América Latina
- ACE: criada em 2012 sob o nome de Aceleratech, tem no currículo prêmios importantes, como a melhor aceleradora de startups do Brasil e da América Latina
- 21212: sediada no Rio de Janeiro, é uma aceleradora e fundo de investimento focado em startups de tecnologia que oferece suporte e investimento para startups em diferentes estágios de desenvolvimento
- Darwin Starter: com sede em Florianópolis, foca em negócios que trabalham com tecnologias inovadoras e também oferece suporte financeiro
- Liga Ventures: aceleradora corporativa que realiza programas de colaboração em parceria com grandes empresas.
Os exemplos citados aqui servem apenas como referência.
O ecossistema inovador é dinâmico e novas iniciativas surgem à medida que o mercado amadurece, portanto, vale pesquisar e ficar de olho.
Vale a pena entrar em um programa de aceleração de startups?
Essa é uma questão bastante subjetiva que deve ser analisada levando em conta diferentes aspectos, como:
- O modelo de negócio de sua startup
- O estágio de maturação
- A necessidade de capital
- Outras oportunidades de mercado.
De maneira geral, participar de um programa de aceleração pode valer muito a pena se os objetivos do seu negócio estiverem alinhados à política de seleção da aceleradora.
Vale estudar bem os prós e os contras, sobretudo quanto ao aporte (ou não) de capital, bem como a reputação da instituição.
Em determinados casos, ao invés de receber recursos, o empreendedor pode precisar arcar com custos extras de participação.
A boa notícia é que, fora do ambiente das aceleradoras, também é possível construir parcerias de impacto para diferentes finalidades.
No aspecto contábil e financeiro, por exemplo, você pode contar com a Comece com o Pé Direito, empresa de contabilidade online especializada em startups e scale-ups.
Aqui você tem à disposição pacotes completos de serviços que incluem abertura de empresas, contabilidade consultiva, BPO financeiro, Business Intelligence e muito mais.Se é disso que você precisa, fale com a gente e descubra como podemos ajudar seu negócio a decolar!