Qual a importância do planejamento financeiro para a sua startup?

qual a importância do planejamento financeiro0
Blog > Financeiro > Qual a importância do planejamento financeiro para a sua startup?

Você conhece a importância do planejamento financeiro para startups?

Ao contrário do que possa parecer, não se trata de exercício de futurologia, longe disso.

Planejar é olhar para frente, buscar compreender os possíveis acontecimentos futuros, mas com base em dados do presente.

Como fazer isso?

A resposta depende de algumas variáveis, principalmente do histórico do seu negócio.

Afinal, o planejamento financeiro para uma startup que acaba de nascer pode usar premissas totalmente diferentes de uma que está em fase de tração ou escalabilidade.

Acompanhe os tópicos a seguir para entender qual a importância do planejamento financeiro e confira algumas dicas práticas de como fazer o seu.

Qual a importância do planejamento financeiro?

Não é difícil saber qual a importância do planejamento financeiro para startups quando pensamos em como essas empresas são dinâmicas.

Planejar é olhar para frente, se preparar para os acontecimentos futuros.

No contexto financeiro empresarial, é preciso estimar margens de lucro, receitas e despesas, necessidade de aporte de capital, etc.

Sem um bom planejamento financeiro, uma startup dificilmente conseguirá alocar seus recursos de maneira eficiente e crescer sustentavelmente.

A falta de planejamento pode, inclusive, levar um negócio promissor à falência.

Uma pesquisa da PwC Brasil mostra que nove em cada 10 empresas inovadoras morrem no Brasil por razões diversas, incluindo a falta de recursos.

O curioso é que o oposto também é verdadeiro.

Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, afirma que a falta de dinheiro certamente é um problema, mas o excesso também é.

Ele cita casos de startups que receberam aportes volumosos de recursos e simplesmente não conseguiram sobreviver.

Em outras palavras, faltou planejamento financeiro.

Mas afinal, o que é planejamento financeiro empresarial?

Do ponto de vista prático, o planejamento financeiro é um documento que projeta a situação futura das finanças do negócio com base em dados da própria empresa ou do mercado.

Envolve análise, projeção e alocação de recursos financeiros para as atividades operacionais, de investimentos e outras necessidades financeiras.

O principal objetivo do planejamento financeiro empresarial é garantir a saúde da organização, de maneira a proporcionar seu crescimento exponencial

Serve também como instrumento de gestão do fluxo de caixa, política de investimento e gestão de riscos.

Por que sua startup precisa de um bom planejamento financeiro?

Uma startup precisa de planejamento financeiro por razões diversas, a começar pelo modelo de negócio, que geralmente consome muito caixa nos primeiros estágios.

Entre as principais, podemos destacar:

1. Gerenciamento eficiente dos recursos financeiros

As startups geralmente têm recursos financeiros limitados, especialmente nas fases embrionárias.

Além do mais, projetos muito incipientes têm mais dificuldade de acesso ao capital, seja por meio de financiamento bancário ou recursos de investidores.

Um planejamento financeiro adequado permite que o gestor aloque o capital (escasso) de forma eficiente, priorizando os investimentos essenciais.

2. Tomada de decisões estratégicas

O planejamento financeiro elaborado com base em dados sólidos e confiáveis fornece informações valiosas aos executivos na tomada de decisões

Por meio de um plano consistente é possível avaliar a viabilidade financeira do negócio, identificar oportunidades de crescimento e determinar o impacto de novos projetos.

3. Gestão do fluxo de caixa

O fluxo de caixa está relacionado ao dia a dia das operações financeiras da startup — são as entradas e saídas de recursos.

Um bom planejamento financeiro ajuda a prever e gerenciar o fluxo de caixa, evitando, por exemplo, crises de liquidez por falta de capital de giro.

Ao estimar receitas e despesas futuras, permite ao empreendedor controlar e ajustar prazos de pagamento e recebimentos, de forma a não deixar faltar “oxigênio”.

4. Atração de investidores e financiamento

Os investidores e os fundos venture capital valorizam muito startups que sabem qual a importância do planejamento financeiro.

Ao apresentar um plano financeiro detalhado e realista, com projeções de receitas e despesas, análises de mercado e estratégias de crescimento, a startup aumenta suas chances de obter os recursos necessários.

As projeções financeiras, claro, são apenas parte da apresentação.

Para convencer os investidores, é preciso ir além.

No entanto, os números (passados, presentes e futuros) devem convergir para uma realidade factível e demonstrar aos investidores que o retorno pode valer muito a pena.  

5. Monitoramento do desempenho e ajustes estratégicos

O planejamento financeiro permite ainda que as startups monitorem seu desempenho financeiro em relação às metas estipuladas, tanto no âmbito estratégico quanto tático e operacional.

Ao acompanhar indicadores-chave como receitas, custos, margens de lucro e retorno sobre o investimento, você pode identificar problemas a serem corrigidos ou oportunidades de melhoria.

Se agir rápido, pode recolocar a empresa nos trilhos rumo ao crescimento exponencial.

Desafios do planejamento financeiro para 2024

O cenário para empresas de inovação e tecnologia para 2024 parece mais promissor do que em 2023 e anos anteriores por uma conjunção de fatores, mas também há desafios. 

Em relação à macroeconomia, os destaques são para o arrefecimento da inflação e a redução gradual das taxas de juros, o que é positivo para os negócios.

Em termos de oportunidades de mercado, os destaques são para o crescimento exponencial das empresas de IA e uma preocupação cada vez maior com a cibersegurança.

Quanto aos desafios, você precisa observar com atenção.

Incertezas globais

A economia global é dinâmica e pode ser afetada por vários eventos, como crises financeiras, conflitos geopolíticos (temos dois em andamento) e mudanças na percepção de riscos dos investidores.

Antecipar e se adaptar a essas incertezas faz toda diferença, afinal, são eventos que escapam ao controle do empreendedor.

Investidores mais seletivos

Embora o cenário seja mais otimista em 2024 do que nos anos anteriores com a melhora dos indicadores econômicos, o fato é que os investidores estão mais criteriosos em suas alocações.

O crescimento a qualquer custo não é mais tão bem aceito como nos tempos de bonança, o que exige dos empreendedores mais esforço e planejamento financeiro para conseguir captar.

Necessidade de crescimento rápido

Diante dessas importantes transformações, as startups precisam acelerar seus projetos e focar no crescimento exponencial, mas sem se descuidar do planejamento financeiro.

Vale destacar que a chave para enfrentar esses desafios é manter-se informado, ter flexibilidade nas estratégias financeiras e buscar sempre o aconselhamento profissional.

Quais os riscos de não ter um planejamento financeiro definido?

A falta de um planejamento financeiro pode provocar uma série de problemas com potencial para comprometer o sucesso e a sustentabilidade do negócio.

Os principais são:

  • Insuficiência de capital: sem um plano financeiro, você pode subestimar os custos operacionais de sua startup não sobreviver até o break-even point (ou a uma nova rodada de captação)
  • Alocação errada dos recursos: sem um planejamento claro, os recursos financeiros podem ser alocados de forma ineficiente, resultando em decisões desalinhadas com os objetivos de longo prazo
  • Dificuldades em atrair investidores: investidores geralmente procuram startups com planos financeiros sólidos que deixem claro como o investimento será utilizado e como a empresa planeja gerar retorno
  • Prejuízos desnecessários: a falta de planejamento financeiro pode obrigar o gestor a tomar medidas emergenciais de curto prazo custosas para a empresa, como antecipação de recebíveis ou empréstimos caros.

Como fazer um planejamento financeiro empresarial?

Agora que você sabe qual a importância do planejamento financeiro, pode estar se perguntando: como fazer?

A seguir, confira algumas etapas que podem alinhar as finanças do seu negócio aos milestones pretendidos.

1. Faça um diagnóstico financeiro

O primeiro passo para fazer um planejamento financeiro é elaborar um diagnóstico da situação atual.

Analise os principais números, como balanço patrimonial, demonstrativo de resultados e fluxo de caixa para definir o status financeiro.

Identifique as receitas, despesas, ativos, passivos e obrigações financeiras e faça uma avaliação dos pontos fortes e fracos, assim como os detalhes que podem ser aprimorados.

2. Estabeleça metas financeiras claras

Ao criar metas para o seu planejamento financeiro, tenha ponderação.

Defina metas financeiras específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido (SMART, na sigla em inglês).

Você pode estabelecer como meta:

  • Aumento de receita
  • Redução de despesas
  • Melhoria da rentabilidade
  • Ou otimização de resultados.

Cada meta precisa de um prazo, bem como uma breve descrição de como chegar lá.

3. Faça projeções financeiras

Ao elaborar as projeções financeiras, faça uma estimativa das receitas futuras com base nas expectativas de vendas, crescimento do número de clientes e política de precificação.

Projete também suas despesas futuras, incluindo custos operacionais, folha de pessoal, CAC e outros gastos relevantes.

Dependendo do seu modelo de receita, considere fatores sazonais, tendências de mercado e outras variáveis ​​​​que podem afetar as projeções.

4. Desenvolva estratégias para alcançar suas metas

Mesmo que você saiba qual a importância do planejamento financeiro e estipulou suas metas, precisará desenvolver estratégias de como chegar lá.

Considere diferentes opções, como aumentar a receita por meio de novos canais de vendas, reduzir despesas tornando a operação mais eficiente ou captar recursos para expandir linhas de negócios.

Crie prazos para cada estratégia e defina um cronograma de acompanhamento do progresso.

5. Busque apoio profissional se necessário

Se você não tem experiência em planejamento financeiro, considere buscar apoio profissional de um contador, consultor financeiro ou especialista em startups.

Com apoio estratégico de quem tem expertise no assunto, você certamente desenvolverá um plano financeiro robusto que o ajudará a tomar decisões muito mais acertadas.

Como o BPO e BPM podem ajudar no planejamento financeiro?

Qual a importância do planejamento financeiro para startups você já sabe, mas como fazê-lo de maneira prática e eficiente?

O BPO (Business Process Outsourcing) e o BPM (Business Process Management) podem desempenhar papéis importantes nesse processo.

O BPO envolve a terceirização de processos de negócios, que no contexto do planejamento financeiro, pode abranger diferentes soluções, como:

  • Estruturação financeira do ERP
  • Revisão do plano de categorias
  • Conciliações diárias
  • Controle do fluxo de contas a pagar e contas a receber
  • Inclusão de pagamentos bancários
  • Emissão e envio de notas fiscais e boletos
  • Report financeiro
  • Controle do fluxo de caixa e muito mais.

O BPM, por outro lado, envolve a análise, o redesenho e o gerenciamento dos processos de negócios para melhorar a eficiência financeira da startup.

Trata-se de uma solução mais adequada a empresas que já tem um setor financeiro e administrativo, mas precisa de uma consultoria para otimizá-lo.

No contexto do planejamento financeiro, o BPM pode oferecer as seguintes soluções:

  • Mapeamento e diagnóstico das operações financeiras
  • Orientação consultiva para boas práticas financeiras
  • Automatização de processos e rotinas financeiras
  • Otimização de recursos tecnológicos
  • Controle e feedback periódico dos processos aplicados
  • Report do fluxo de caixa e projeções, entre outras.

Esses e outros serviços são oferecidos pela Comece, cuja missão é ajudar você a se planejar melhor e a gerir seu negócio com muito mais qualidade.

Conheça as nossas soluções financeiras para melhorar suas rotinas e resultados!

Deixe uma resposta