O uso dos dados no contexto da inteligência de negócios tem ganhado cada vez mais espaço na gestão empresarial em seus mais diferentes aspectos.
Afinal, vivemos a era 4.0, e os dados são o “novo petróleo”.
No universo das empresas inovadoras, além de ajudar os fundadores na tomada de decisão estratégica, podem ser decisivos também na captação de recursos.
A seguir, descubra o que é, como funciona e como aplicar a inteligência de negócios na sua empresa com exemplos.
O que é inteligência de negócios?
Inteligência de negócios, ou business intelligence, em inglês, é um conjunto de estratégias, tecnologias e práticas que transformam dados brutos em informações gerenciais de alto valor.
Pode ser usado por empresas de diferentes portes, setores e segmentos, sendo especialmente importantes no contexto das startups que buscam o crescimento exponencial.
Por meio da inteligência de negócios, o CEO, CFO e demais executivos têm uma visão clara da performance do negócio com a análise de dados e de indicadores-chave de desempenho.
Trata-se de um processo que envolve coleta, análise e transformação dos dados em seu estado bruto em relatórios e insights valiosos sobre o desempenho operacional, tendências de mercado, comportamento do cliente e muito mais.
Para que serve a inteligência de negócios?
A principal finalidade da inteligência de negócios é fornecer às organizações uma visão abrangente e detalhada do próprio negócio e do ambiente em que estão inseridas.
Assim, o gestor pode:
- Identificar oportunidades de crescimento
- Antecipar-se a ameaças e desafios
- Aperfeiçoar processos internos
- Otimizar a alocação de recursos
- Aumentar a eficiência operacional
- Aprimorar a experiência do cliente
- Impulsionar a inovação.
O principal objetivo do BI é orientar os empreendedores e investidores a tomarem decisões assertivas com a orientação certa.
Vale ressaltar que, especialmente no âmbito estratégico, uma decisão baseada em “tentativas e erros” pode custar caro e até inviabilizar um negócio promissor.
Outro aspecto relevante da inteligência de negócios para as empresas de inovação tem a ver com a captação de recursos.
Para crescer e ganhar mercado, as startups precisam do capital de investidores e o uso do business intelligence conta pontos a favor.
Afinal, o investidor pode analisar os indicadores de seu interesse e decidir se vale ou não a pena colocar dinheiro no negócio.
Exemplos de inteligência de negócios
A inteligência de negócios como ferramenta de análise e interpretação de dados pode ser usada nos mais diferentes aspectos do negócio, como vendas, marketing, produção, etc.
Veja alguns exemplos práticos:
Inteligência de dados na gestão financeira
No departamento financeiro, você pode usar o BI de diferentes maneiras para melhorar a tomada de decisões, como:
- Análise e monitoramento do fluxo de caixa
- Elaboração de orçamentos
- Acompanhamento dos índices de liquidez, rentabilidade e lucratividade
- Análise de indicadores, como cashburn, runway, MRR e ticket médio
- Custos e despesas
- Ponto de equilíbrio e margem de contribuição, etc.
Inteligência de negócios na gestão de pessoas
Com o people analytics, você pode:
- Analisar horas trabalhadas e absenteísmo
- Analisar o custo de trabalho
- Monitorar o turnover
- Ausências e licenças
- Custo de recrutamento e seleção
- Tempo médio de contratação, entre outros aspectos.
Inteligência de negócios em vendas
No setor comercial, os dados também são de grande valia, como:
- Na análise do desempenho das vendas
- Monitoramento do churn rate
- Análise do comportamento de compra
- Preços e descontos
- Vendas por produto e categoria
- Desempenho de equipe de vendas
- Análise Cross-Sell e Up-Sell, etc.
Esses são apenas alguns exemplos do uso da inteligência de negócios em uma empresa.
Você pode usar o BI também no departamento de marketing, fiscal-tributário, investimento, dentre outros.
Ao transformar dados brutos em gráficos, tabelas, indicadores e outros recursos visuais, você terá uma visão muito mais clara e objetiva do seu negócio como um todo.
Ferramentas de inteligência de negócios
Existem diversas ferramentas de inteligência de dados (BI) disponíveis no mercado que variam em termos de funcionalidade, preço e complexidade.
As principais são:
- Power BI: desenvolvido pela Microsoft, é uma ferramenta poderosa que permite a criação de dashboards interativos e relatórios personalizados
- Tableau: reconhecido por sua interface intuitiva e capacidade de visualização de dados avançada, é uma das ferramentas líderes de mercado que permite criar visualizações complexas de dados de maneira fácil e rápida
- Qlik Sense: plataforma de BI que se destaca pela capacidade de associação de dados e análise exploratória
- Google Data Studio: como parte do conjunto de ferramentas do Google Analytics, oferece recursos avançados de visualização de dados e criação de relatórios personalizados
- IBM Cognos Analytics: desenvolvido pela IBM, é uma plataforma abrangente de BI que oferece recursos avançados de análise, relatórios e planejamento.
Vale reforçar que a escolha da ferramenta de BI certa para sua empresa dependerá de suas necessidades específicas e orçamento.
Portanto, é fundamental avaliar cuidadosamente os recursos de cada ferramenta e testar algumas opções antes de tomar uma decisão.
Como aplicar a inteligência de negócios na sua empresa?
Para aplicar a inteligência de negócios na sua startup de maneira eficiente, você tem basicamente dois caminhos:
- Contratar uma estrutura própria de business intelligence, o que demanda espaço físico e profissionais de TI dedicados
- Terceirizar seus projetos de BI a uma empresa especialista no assunto, como a Comece.
A escolha entre uma ou outra opção depende do porte, volume de operações ou de outros aspectos específicos de cada empresa.
Em geral, a terceirização é a opção mais viável por diferentes motivos, como acesso a profissionais qualificados, redução de custos e foco no core business.
De toda forma, antes de implementar a inteligência de negócios, você deve cumprir algumas etapas, como as seguintes.
Definição dos objetivos e metas
Antes de implementar qualquer estratégia de BI, é fundamental estabelecer objetivos específicos e mensuráveis que a empresa deseja alcançar.
Escolha das ferramentas mais adequadas
Com o plano definido, o passo seguinte é selecionar as ferramentas de BI que melhor atendam às necessidades e capacidades da sua empresa, mesmo que o projeto seja terceirizado.
Definição de KPIs
Há uma infinidade de indicadores-chave de desempenho que você pode usar no processo de tomada de decisão.
Escolha os mais relevantes para o seu modelo de negócio.
Terceirização dos seus projetos de BI
A terceirização dos projetos de BI, como vimos, é uma ótima opção para as empresas que precisam aplicar a inteligência de negócios, mas não querem fazer isso sozinhas.
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