Inteligência de negócios: o que é, exemplos e como aplicar o BI na sua empresa

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O uso dos dados no contexto da inteligência de negócios tem ganhado cada vez mais espaço na gestão empresarial em seus mais diferentes aspectos.

Afinal, vivemos a era 4.0, e os dados são o “novo petróleo”. 

No universo das empresas inovadoras, além de ajudar os fundadores na tomada de decisão estratégica, podem ser decisivos também na captação de recursos.

A seguir, descubra o que é, como funciona e como aplicar a inteligência de negócios na sua empresa com exemplos.

O que é inteligência de negócios?

Inteligência de negócios, ou business intelligence, em inglês, é um conjunto de estratégias, tecnologias e práticas que transformam dados brutos em informações gerenciais de alto valor.

Pode ser usado por empresas de diferentes portes, setores e segmentos, sendo especialmente importantes no contexto das startups que buscam o crescimento exponencial

Por meio da inteligência de negócios, o CEO, CFO e demais executivos têm uma visão clara da performance do negócio com a análise de dados e de indicadores-chave de desempenho.

Trata-se de um processo que envolve coleta, análise e transformação dos dados em seu estado bruto em relatórios e insights valiosos sobre o desempenho operacional, tendências de mercado, comportamento do cliente e muito mais.

Para que serve a inteligência de negócios?

A principal finalidade da inteligência de negócios é fornecer às organizações uma visão abrangente e detalhada do próprio negócio e do ambiente em que estão inseridas. 

Assim, o gestor pode:

  • Identificar oportunidades de crescimento
  • Antecipar-se a ameaças e desafios
  • Aperfeiçoar processos internos
  • Otimizar a alocação de recursos
  • Aumentar a eficiência operacional
  • Aprimorar a experiência do cliente
  • Impulsionar a inovação.

O principal objetivo do BI é orientar os empreendedores e investidores a tomarem decisões assertivas com a orientação certa.

Vale ressaltar que, especialmente no âmbito estratégico, uma decisão baseada em “tentativas e erros” pode custar caro e até inviabilizar um negócio promissor.

Outro aspecto relevante da inteligência de negócios para as empresas de inovação tem a ver com a captação de recursos. 

Para crescer e ganhar mercado, as startups precisam do capital de investidores e o uso do business intelligence conta pontos a favor.

Afinal, o investidor pode analisar os indicadores de seu interesse e decidir se vale ou não a pena colocar dinheiro no negócio.

Exemplos de inteligência de negócios

A inteligência de negócios como ferramenta de análise e interpretação de dados pode ser usada nos mais diferentes aspectos do negócio, como vendas, marketing, produção, etc. 

Veja alguns exemplos práticos:

Inteligência de dados na gestão financeira

No departamento financeiro, você pode usar o BI de diferentes maneiras para melhorar a tomada de decisões, como:

  • Análise e monitoramento do fluxo de caixa
  • Elaboração de orçamentos
  • Acompanhamento dos índices de liquidez, rentabilidade e lucratividade
  • Análise de indicadores, como cashburn, runway, MRR e ticket médio
  • Custos e despesas
  • Ponto de equilíbrio e margem de contribuição, etc. 

Inteligência de negócios na gestão de pessoas

Com o people analytics, você pode:

  • Analisar horas trabalhadas e absenteísmo
  • Analisar o custo de trabalho
  • Monitorar o turnover
  • Ausências e licenças
  • Custo de recrutamento e seleção
  • Tempo médio de contratação, entre outros aspectos.

Inteligência de negócios em vendas

No setor comercial, os dados também são de grande valia, como:

  • Na análise do desempenho das vendas
  • Monitoramento do churn rate
  • Análise do comportamento de compra
  • Preços e descontos
  • Vendas por produto e categoria
  • Desempenho de equipe de vendas
  • Análise Cross-Sell e Up-Sell, etc.

Esses são apenas alguns exemplos do uso da inteligência de negócios em uma empresa. 

Você pode usar o BI também no departamento de marketing, fiscal-tributário, investimento, dentre outros.

Ao transformar dados brutos em gráficos, tabelas, indicadores e outros recursos visuais, você terá uma visão muito mais clara e objetiva do seu negócio como um todo.

Ferramentas de inteligência de negócios

Existem diversas ferramentas de inteligência de dados (BI) disponíveis no mercado que variam em termos de funcionalidade, preço e complexidade

As principais são:

  1. Power BI: desenvolvido pela Microsoft, é uma ferramenta poderosa que permite a criação de dashboards interativos e relatórios personalizados
  2. Tableau: reconhecido por sua interface intuitiva e capacidade de visualização de dados avançada, é uma das ferramentas líderes de mercado que permite criar visualizações complexas de dados de maneira fácil e rápida
  3. Qlik Sense: plataforma de BI que se destaca pela capacidade de associação de dados e análise exploratória
  4. Google Data Studio: como parte do conjunto de ferramentas do Google Analytics, oferece recursos avançados de visualização de dados e criação de relatórios personalizados
  5. IBM Cognos Analytics: desenvolvido pela IBM, é uma plataforma abrangente de BI que oferece recursos avançados de análise, relatórios e planejamento.

Vale reforçar que a escolha da ferramenta de BI certa para sua empresa dependerá de suas necessidades específicas e orçamento. 

Portanto, é fundamental avaliar cuidadosamente os recursos de cada ferramenta e testar algumas opções antes de tomar uma decisão.

Como aplicar a inteligência de negócios na sua empresa?

Para aplicar a inteligência de negócios na sua startup de maneira eficiente, você tem basicamente dois caminhos

  • Contratar uma estrutura própria de business intelligence, o que demanda espaço físico e profissionais de TI dedicados
  • Terceirizar seus projetos de BI a uma empresa especialista no assunto, como a Comece.

A escolha entre uma ou outra opção depende do porte, volume de operações ou de outros aspectos específicos de cada empresa.

Em geral, a terceirização é a opção mais viável por diferentes motivos, como acesso a profissionais qualificados, redução de custos e foco no core business.

De toda forma, antes de implementar a inteligência de negócios, você deve cumprir algumas etapas, como as seguintes.

Definição dos objetivos e metas

Antes de implementar qualquer estratégia de BI, é fundamental estabelecer objetivos específicos e mensuráveis que a empresa deseja alcançar.

Escolha das ferramentas mais adequadas

Com o plano definido, o passo seguinte é selecionar as ferramentas de BI que melhor atendam às necessidades e capacidades da sua empresa, mesmo que o projeto seja terceirizado.

Definição de KPIs

Há uma infinidade de indicadores-chave de desempenho que você pode usar no processo de tomada de decisão.

Escolha os mais relevantes para o seu modelo de negócio.

Terceirização dos seus projetos de BI

A terceirização dos projetos de BI, como vimos, é uma ótima opção para as empresas que precisam aplicar a inteligência de negócios, mas não querem fazer isso sozinhas.

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