Contabilidade para inovação: entenda como ela ajuda e estimula as startups

contabilidade para inovação0
Blog > Contabilidade > Contabilidade para inovação: entenda como ela ajuda e estimula as startups

Você sabe o que é contabilidade para inovação e como esse serviço pode ser estratégico para startups?

Não estamos falando apenas dos aspectos burocráticos, fiscais e tributários da contabilidade, embora esse serviço operacional também faça parte do pacote.

Referimo-nos à contabilidade dotada de inteligência de dados, KPIs, relatórios gerenciais e insights valiosos à tomada de decisões com foco específico em negócios inovadores.

Quer ver como funciona?

Então, acompanhe a leitura até o final.

O que é a contabilidade para inovação?

Contabilidade para inovação é uma especialidade contábil focada em empresas inovadoras, como startups e scale-ups, que atuam em um ambiente dinâmico, desafiador e totalmente diferente do universo das empresas convencionais. 

São escritórios contábeis dedicados em entender como funciona esse ecossistema, tanto do ponto de vista regulatório e fiscal quanto gerencial e estratégico.

A área da saúde é uma boa analogia para exemplificar o conceito de maneira clara e simples. 

Se você tem qualquer problema renal, por exemplo, sabe que precisa de um nefrologista.

Se tem problemas ósseos, o ortopedista é o profissional mais indicado para atendê-lo. 

O mesmo princípio se aplica à contabilidade para inovação. 

Se você tem uma empresa de base tecnológica, precisará de um parceiro contábil que entenda seu modelo de negócio para oferecê-lo soluções sob medida.

Como funciona a contabilidade para inovação?

Podemos dividir a contabilidade para inovação em duas grandes vertentes:

  1. Assessoria contábil: serviço “operacional” que consiste executar as tarefas básicas da contabilidade, como escrituração contábil, emissão de guias, obrigações acessórias e demonstrações
  2. Consultoria contábil: serviço de aconselhamento focado na gestão estratégica da empresa, como planejamento tributário, valuation, gerenciamento de indicadores, análise de risco, etc.

Os escritórios generalistas de contabilidade, em grande medida, prestam apenas serviços de assessoria contábil.

Fazem isso de maneira genérica, como se fosse um clínico geral. 

A contabilidade para inovação, por outro lado, é especialista em startups e empresas de inovação, e o contador tem know-how para ser um parceiro estratégico que ajuda o empreendedor na tomada de decisões.

Contabilidade para inovação e inteligência de dados

Um dos grandes diferenciais da contabilidade para inovação em relação às demais empresas contábeis é o uso da inteligência de dados.

Estamos falando de ferramentas de business intelligence capazes de coletar, analisar e transformar dados brutos em relatórios intuitivos, visuais e de fácil compreensão.

Ao “garimpar” as demonstrações contábeis e cruzar os dados sobre faturamento, despesas, níveis de endividamento, etc., consegue identificar pontos fortes e fracos.

Perceba que a função da contabilidade para inovação vai muito além de atender aos requisitos regulatórios: seu propósito é ser efetivamente um instrumento de gestão.

Quais os benefícios da contabilidade para inovação?

Vimos que a contabilidade para inovação é uma contabilidade especializada em startups e scale-ups.

Mas quais são os principais benefícios de contratar esse tipo de serviço?

No nosso podcast, o CEO da Comece, Ângelo Machado, discute com os especialistas Thiago Souza e Juliana Lino cinco pilares fundamentais.

São eles:

  1. Conhecimento específico, na mesma linha da analogia com o médico especialista
  2. Compliance regulatório, levando em conta que uma contabilidade especializada conhece em profundidade o conjunto de leis e regulamentos que se aplicam às empresas inovadoras
  3. Tomada de decisões baseadas em dados, incluindo análise de indicadores, dashboards financeiros e relatórios gerenciais
  4. Economia de tempo e recursos – o empresário não precisa se ocupar explicando ao contador como seu negócio funciona
  5. Otimização fiscal por meio de um planejamento tributário que envolve a escolha do melhor regime fiscal e de outros mecanismos que reduzem o impacto tributário.

Como a contabilidade consultiva pode ajudar na inovação?

A contabilidade consultiva se diferencia da assessoria contábil por focar nos aspectos estratégicos e gerenciais do negócio. 

Vai além do compliance fiscal e regulatório, ao usar as informações contábeis para nortear a tomada de decisões.

Por meio da contabilidade consultiva, o contador se torna um parceiro estratégico do empreendedor, ao fornecer informações valiosas capazes de impulsionar a inovação.

Esse serviço sob medida pode:

  • Oferecer uma abordagem estratégica que vai além dos números, considerando as metas de longo prazo e o ambiente competitivo
  • Analisar a viabilidade financeira de um projeto inovador, identificando os principais desafios e oportunidades
  • Planejar a alocação eficiente de recursos, de forma a garantir que os investimentos sejam direcionados para as áreas mais estratégicas
  • Promover um planejamento tributário eficiente, proporcionando mais vantagem competitiva ao negócio
  • Estabelecer e monitorar indicadores de desempenho específicos para projetos inovadores capazes de monitorar o desempenho em tempo real.

Quanto ao uso da inteligência de dados na contabilidade, vale ressaltar ainda que essa estratégia elimina os “achismos” do processo de decisão

Imagine que você tenha contratado uma agência de marketing ou comprado um novo equipamento para aumentar a produtividade.

Como saber se o investimento está de fato trazendo novos clientes ou melhorando a performance operacional?

Certamente, por meio da contabilidade consultiva integrada à análise de dados.

Quanto aos KPIs, vale ressaltar que não são os mesmos usados em empresas de segmentos tradicionais.

Você precisa de métricas bem mais específicas para alimentar os indicadores, como LTV, CAC, Burn Rate, Runway, entre outras.

Contabilidade consultiva com análise de dados para empresas inovadoras

Negócios inovadores que atuam em ambientes voláteis e incertos precisam da parceria de uma contabilidade especializada que conheça o ecossistema e compreenda suas necessidades.

Se é disso que você precisa, está no lugar certo. 

A Comece é o principal player contábil do Brasil focado em contabilidade para inovação e tem a solução certa para o seu negócio.

Além de todo suporte operacional em relação à escrituração contábil, elaboração de demonstrativos e declarações acessórias, oferecemos:

Gostou dos benefícios que uma contabilidade para inovação pode proporcionar ao seu empreendimento?

Então, marque um horário com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar o seu negócio a decolar.

Deixe uma resposta