Alcançar o growth stage startup, ou estágio de crescimento, não é uma missão simples, levando em conta que 7 em cada 10 negócios inovadores morrem nos primeiros anos.
Não por acaso, a partir dessa fase o interesse dos investidores aumenta, bem como as chances de conseguir aportes maiores.
Neste artigo, vamos explorar as características de uma startup em fase growth, os principais desafios e estratégias para captar recursos e impulsionar o crescimento.
Vamos lá?
O que é growth stage startup?
Growth stage startup é o estágio de tração de uma empresa de inovação, conhecida também como a fase precursora da escalabilidade.
Ao alcançá-la, a startup deixa para trás grande parte das incertezas e riscos relacionados ao modelo de negócio, dando sinais de crescimento consistente.
Dependendo do método de classificação adotado, o growth stage é o penúltimo estágio dentro do ciclo de crescimento de uma startup.
Os demais são:
- Ideação (pré-seed): fase de descoberta da ideia e investigação das dores do público
- Validação (seed): fase do MVP (Minimum Viable Product), em que a startup busca confirmar suas hipóteses
- Operação (early stage): a startup conseguiu validar o seu produto/serviço, mas ainda não alcançou o break-even
- Tração (growth stage startup): fase de crescimento e escalabilidade
- Scale-up (expansion stage): a startup alcançou sua “velocidade de cruzeiro” e está próxima do “exit”, evento que marca a saída dos investidores.
Quais os desafios de uma growth stage startup
Apesar do sucesso inicial, as growth stage startups enfrentam desafios para entregar os resultados prometidos.
Os principais são:
- Preparar a empresa para captar recursos direcionados ao crescimento, seja de investidores-anjo ou fundos growth capital
- Manter o ritmo de crescimento das receitas acima do crescimento das despesas (crescimento exponencial)
- Aprimorar os canais de aquisição de clientes
- Manter a inovação incremental na medida que a empresa se expande e conquista novos mercados
- Pensar em estratégias que vão além do crescimento orgânico, como um processo de M&A ou internacionalização.
A pressão para escalar, principalmente quando há recursos de investidores, também é um desafio das growth stage startups.
Caso o gestor não tenha habilidades para lidar com isso, pode tomar decisões precipitadas e prejudicar o negócio.
Como captar recursos para a startup na growth stage?
Com o modelo de negócio testado e aprovado, uma growth stage startup certamente tem mais condições de atrair investimentos, mas isso não significa que a missão será fácil.
Você precisará cumprir as seguintes etapas:
1. Fazer o dever de casa e se profissionalizar
O primeiro passo é colocar a casa em ordem e profissionalizar a gestão, especialmente em relação aos aspectos contábeis e financeiros.
Uma growth startup precisa pensar como um unicórnio se quiser crescer e escalar.
Os aspectos societários, tributários e jurídicos devem estar em conformidade com as melhores práticas, de preferência alinhados aos métodos lean e agile.
2. Escolher a fonte de recurso mais adequada
Mesmo que uma growth stage startup já tenha participado de rodadas de investimento, é importante ter em mente que o negócio agora está em outro patamar.
Há diferentes formas de captar recursos nesse estágio: investidor-anjo, fundo de capital de risco, plataformas de equity crowdfunding ou mesmo um fundo de private equity.
3. Firmar parcerias de impacto
Para aumentar as chances de captar recursos para a startup growth stage, é fundamental também contar com uma rede de parceiros estratégicos.
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