Adtech: o que é, exemplos e principais desafios da gestão

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Você sabe o que faz uma adtech e como esse tipo de startup está revolucionando o mercado de publicidade?

Com a transformação digital, não é mais necessário aparecer no horário nobre da TV ou nas primeiras páginas dos jornais para alcançar o cliente: é preciso estar online!

Mas como fazer isso de maneira otimizada e inteligente? Por meio das adtechs, como mostraremos ao longo deste conteúdo.

Siga acompanhando.

O que é adtech?

Adtech é uma startup focada em soluções tecnológicas para a gestão de mídia e publicidade no ambiente online.

O termo tem origem em duas palavras em inglês: advertising e technology ou tecnologia de publicidade.

Dependendo do contexto, pode significar também um serviço que usa tecnologia para servir conteúdo com mais inteligência.

No contexto das startups, as adtechs fazem parte do mesmo universo das martechs (marketing technology), com algumas diferenças:

  • Adtechs: startups que atuam especificamente em campanhas online, como na compra e venda de espaço publicitário, veiculação de peças, mensuração e otimização de resultados
  • Martechs: startups de marketing digital que oferecem soluções mais amplas, como CRM, e-mail marketing, web analytics, geomarketing, pesquisa de mercado e gestão de mídias sociais.

Uma adtech, portanto, é também uma martech.

O que fazem as adtechs?

As adtechs basicamente oferecem ferramentas capazes de veicular e medir campanhas publicitárias no ambiente digital de maneira eficiente e personalizada.

Com o crescimento das mídias sociais, sites de busca e algoritmos, veicular uma campanha na internet se tornou uma tarefa complexa.

É preciso otimizar a jornada do cliente pelo funil de vendas ou o retorno sobre o investimento não valerá a pena.

Por meio de plataforma de demanda, servidores de anúncios, plataformas de fornecimento e outras tecnologias, as adtechs ajudam os anunciantes a planejar suas campanhas com mais assertividade.

Na base de todo o trabalho, está a análise de dados.

Conforme o estudo Distrito Adtech & Martech Report, as startups desse segmento atuam basicamente em quatro categorias:

  1. Advertising & Promotion: desenvolvem promoção, divulgação de marcas, produtos e serviços, usando mídia programática, marketing analytics e geomarketing
  2. Commerce & Sales: startups que recolhem dados dos clientes usando inteligência artificial que impulsionam motores de busca, usando ferramentas de Business Intelligence e Big Data
  3. Social & Relationship: oferecem soluções na área de relacionamento com o cliente, como CRM, chatbots, gestão de relacionamento com influenciadores, etc.
  4. Content & Experience: startups focadas em marketing de conteúdo produzido para atrair, engajar e reter o público-alvo, usando estratégias de SEO, marketing sensorial e marketing de automação.

Exemplos de adtechs no Brasil

Estima-se que o Brasil tenha mais de 600 adtechs, conforme um estudo da Pipeline Capital.

A maioria dessas startups atua como foco no público B2B (Business to Business) em diferentes nichos de mercado, como nos exemplos a seguir:

  • Inove: consultoria de TI parceira da Microsoft, tem como foco a implantação e suporte a soluções de plataformas voltadas a negócios
  • Neoway: adquirida recentemente pela B3, desenvolve soluções de Big Data Analytics e inteligência artificial em processos de marketing, compliance e prevenção contra fraudes
  • Blinks: especializada em mídias digitais de performance e branding, tem como foco o gerenciamento de campanhas de links patrocinados, display, portais, buscadores e redes sociais
  • RD Station: especializada em criar campanhas, busca nutrir leads e gerar oportunidades comerciais qualificadas por meio do marketing digital
  • Cortex: empresa de Software as a Service (SaaS), ajuda os clientes a tomarem decisões inteligentes com base na análise de dados
  • Rank My App: startup voltada à otimização para loja de aplicativos, análise de reviews e campanhas pagas
  • Hands: atuação focada em dois tipos de análise de usuário: os lugares onde frequenta por meio do geomarketing e os apps que mais utiliza.

Como criar uma adtech?

Se você pretende criar uma adtech e empreender nesse mercado, mais do que dominar conceitos de marketing e publicidade, precisará entender o papel da tecnologia na otimização dos resultados de uma campanha.

Não há uma receita única para o sucesso, mas algumas dicas podem ser úteis:

1. Encontre uma oportunidade de mercado

Se você já atua no mercado de marketing e publicidade, observe com atenção como tem se movimentado os principais concorrentes.

Tente captar alguma lacuna mal atendida ou negligenciada, investigue e avalie se vale a pena investir em alguma solução. 

Essa é uma fase fundamental para a criação de uma adtech: a ideação.

2. Entenda quem é o seu cliente

Grande parte das adtechs, como vimos, atua no segmento B2B, composto por empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos. 

Ao delimitar uma área de atuação, busque entender as dores do seu público e desenvolva uma solução que atenda aos seus anseios.

Lembre-se do conceito customer development, de Steve Blank: o foco deve estar sempre no cliente e não no produto.

3. Elabore um plano enxuto

Com a ideia delineada, faça um plano de negócio com as principais informações sobre como você pretende criar e entregar valor ao seu cliente.

Não precisa ser algo extenso e teórico.

Algumas ferramentas construídas com base nos princípios da startup enxuta podem ser úteis, como o Business Model Canvas.

4. Deline seu modelo de receita

O modelo de receita é a maneira como a startup ganha dinheiro com a comercialização de seus produtos, serviços e soluções.

Deve fazer parte do desenvolvimento da ideia de negócio desde a fase de ideação, quando os planos ainda estão sendo elaborados.

Se você está criando uma adtech, seu interesse é acelerar, crescer e escalar, certo?

Então, deve ser capaz de responder sem rodeios como monetizar sua solução.

5. Busque recursos para crescer e escalar

Com o plano de negócios pronto, o CNPJ registrado (o Inova Simples ajuda muito nessa etapa), você pode recorrer às rodadas de investimento para captar os recursos necessários.

Para isso, crie um pitch deck que transmita a essência de sua adtech e capriche na apresentação aos potenciais investidores.

Com as recentes normas editadas pelos órgãos reguladores do mercado financeiro, está mais fácil acessar os investidores, inclusive por meio de plataformas de investimento

Desafios da gestão de adtechs

Uma adtech, a exemplo de outras startups focadas em inovação, enfrenta diferentes desafios durante seu ciclo de vida.

O já citado report da plataforma Distrito traz um dado de anos anteriores, mas que serve como alerta para agora.

Entre 2018 e 2019, 15,2% das adtechs deixaram de existir no Brasil.

As empresas tinham em média 6,6 anos de fundação e o maior percentual de mortalidade concentrava-se na categoria Advertising & Promotion.

Dentre os principais desafios que o empreendedor precisará superar, podemos destacar:

  • Desafios tecnológicos: relacionados à eficiência das ferramentas em gerar receitas que superem o custo de aquisição dos clientes 
  • Desafios mercadológicos: definição do público-alvo, criação de vantagem competitiva, escalabilidade
  • Desafios regulatórios: com a criação de novas leis, como a LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais), as adtechs precisam lidar com os dados de maneira responsável, considerando o direito à privacidade e ao sigilo
  • Desafios contábeis e financeiros: cuidar da organização financeira, buscar recursos, projetar o fluxo de caixa e gerir os principais indicadores de desempenho.

Empreender no Brasil, como sabemos, não é tarefa fácil, ainda mais no universo de extrema incerteza do ecossistema startup.

A boa notícia é que você não precisa fazer tudo sozinho.

Para cumprir sua missão, é importante contar com parceiros estratégicos, como a Comece com o Pé Direito, o maior player contábil do Brasil focado em empresas do hub da inovação.

Além de gerenciar suas rotinas financeiras por meio do BPO, oferecemos contabilidade consultiva, Business Intelligence, terceirização de Recursos Humanos e muito mais. 

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