Como a contabilidade estratégica pode impactar positivamente no seu negócio?

Não importa o segmento, o sonho de todo empreendedor é ver o seu negócio prosperar. Conquistar clientes, ter sua marca reconhecida, vender seus produtos e serviços, bater metas, desenvolver pessoas, pagar as contas, manter a vida financeira em ordem, lucrar, crescer

 

A receita do sucesso? Bem, todos sabem também que a fórmula mágica não existe. O negócio é muito trabalho e, claro, planejamento e estratégias que ajudem a alcançar os objetivos.  

 

Por estratégia, muitas pessoas entendem como sendo um conjunto de ações importantes para a conquista de resultados. Porém, a maioria delas ainda não visualiza a contabilidade como uma dessas ferramentas.

 

Se você é uma dessas pessoas - ou se tem alguma dúvida sobre isso - estamos aqui para te apresentar a contabilidade estratégica. Uma assessoria que vai além do tradicional trabalho contábil e que auxiliará no crescimento e sucesso da empresa.  

 

Afinal, o que é contabilidade estratégica?

 

Quando falamos em contabilidade, a primeira coisa que nos vem à cabeça é um monte de leis, papeladas e processos chatos, não é mesmo? Mas, mais do que responsável por questões legais, a contabilidade é uma aliada fundamental à gestão de empresas. Ela é a responsável pelos registros de todos os dados financeiros, mas além disso, passa a assumir papel essencial junto à evolução da empresa.

 

A contabilidade estratégica é uma evolução do tradicional conceito de contabilidade que acompanha as mudanças que permeiam a sociedade para atender um novo ambiente empresarial. A ascensão da Internet ocasionou em uma mudança na forma de consumo da população e, automaticamente, as empresas também precisam se adaptar. 

 

Em meio a esse cenário, o mercado atual está altamente competitivo e os contadores passam a ser aliados dessa nova cultura empreendedora. Devido à alta demanda de clientes que buscam por orientações de planejamento tributário, controle, gestão financeira e gestão empresarial, esses profissionais perceberam a necessidade de se reinventar e assim oferecer um serviço mais completo e diferenciado. 

 

Os empreendedores estão assumindo posturas mais estratégicas, isso porque, as demandas são cada vez maiores e o tempo disponível segue o mesmo. Os compromissos, expectativas e metas aumentam então trabalhar em parceria com profissionais que consigam ter uma visão ampla do negócio soma na competitividade. 

 

De forma simplificada, a contabilidade estratégica é uma inovação dos serviços com o objetivo de garantir maior auxílio na área contábil, fiscal, trabalhista e financeira para os empreendedores. Uma contabilidade que visa não somente a organização financeira, mas o desenvolvimento e crescimento através de uma assessoria completa. 

 

Ou seja, analisar a empresa não apenas sob o aspecto de entrada e saída de valores, contas pagas ou não pagas, leis e tributos. Mas sim, como e o que fazer para que o negócio caminhe para frente. 

 

Essa é uma das propostas da contabilidade estratégica. Ser capaz de olhar, acompanhar e analisar as mudanças de mercado, usar a tecnologia a favor dos negócios, aproveitar os benefícios da contabilidade para trabalhar com eficiência, rentabilidade e crescimento.

 

De empreendedores da área contábil para empreendedores de todas as demais áreas.

 

Quais são as vantagens de uma contabilidade estratégica?

 

A contabilidade é muito mais do que processos burocráticos, como já falamos acima. Quando bem aplicada, ela se torna indispensável para o processo de tomada de decisões dentro de uma empresa. E é por isso que a contabilidade estratégica faz a manutenção e até mesmo a construção de um negócio de sucesso.

 

Entre as vantagens da contabilidade estratégica estão:

 

Acompanhamento do negócio

 

Além de ser uma ferramenta para o planejamento financeiro, com a contabilidade estratégica você pode fazer análises e ter perspectivas de investimento e desenvolvimento da sua empresa.

 

O contador a seu favor

Considere usar a assessoria contábil como uma parceria estratégica para ter mais eficiência e rentabilidade. Pense que o seu contador pode ser muito mais do que é hoje, e é ele quem vai lhe dar uma consultoria de alto nível sobre fluxo de caixa, mvp, custos fixos e variáveis e muito mais.

 

Planejamento e criação de metas 

 

Com a contabilidade estratégica você tem uma visão macro do seu negócio. Tendo essa visão, fica muito mais fácil traçar metas e definir objetivos de acordo com o cenário econômico do seu empreendimento. Isso fará com que as suas decisões sejam muito mais assertivas, quanto a expansão e lucratividade. 

 

Com o Power BI, por exemplo, o empresário tem, de forma bastante visual, a capacidade de medir a saúde da empresa e projetar cenários. É ele quem gera, capta, processa e acompanha os dados empresariais, para análises intuitivas e dinâmicas que auxiliam na hora de criar metas e objetivos.

 

Acompanhamento do benchmark

 

Através de uma contabilidade estratégica você tem em mãos tudo que precisa para o sucesso do seu negócio. Esse instrumento irá avaliar a concorrência e entregar em suas mãos tudo o que funciona - ou não - para o seu negócio. Dessa forma é possível avaliar a sua empresa e aplicar as mudanças que são necessárias.

 

Tecnologia para integração contábil

 

É normal que a sua equipe seja enxuta, por isso integrar o ERP da sua empresa a do seu escritório contábil, através da gestão online, faz tudo fluir. Ao fazer essa integração, você pode delegar funções para sua assessoria contábil e ganhar tempo para se dedicar apenas ao crescimento do seu negócio.



Expansão de negócio

 

Prepare-se para a sua empresa ganhar ainda mais visibilidade. Um bom gerenciamento trás bons resultados que garantem público, investidores e lucratividade. Se você investe, você cresce.

A estratégia de gestão pode ser turbinada, quando o empreendedor tem, dentro do apoio ao foco da tomada de decisão, os indicadores de desempenho fornecidos pela contabilidade

Indicadores de liquidez, ponto de equilíbrio, capacidade e crítica da formação de preço são informações fundamentais para uma gestão econômico-financeira eficiente e sustentável. 

 

Se você não conhece essas informações para apoiar estrategicamente sua tomada de decisão e não utiliza uma contabilidade consultiva, então você pode ter problemas. 

 

Para um empreendedor do futuro, ter uma contabilidade estratégica em sua gestão é fundamental, porque tomar decisões, avaliar desempenho e organizar o crescimento se tornarão ações muito mais seguras.


O que podemos tirar disso pode ser resumido em: a contabilidade estratégica é sinônimo de desenvolvimento e lucratividade. Em caso de dúvidas, não deixe de contar com uma gestão financeira e contábil que possa te auxiliar nesses e em outros aspectos.