Consultor estratégico de startups: o que faz e qual a sua importância?

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Um consultor estratégico de startups pode ser peça-chave para o crescimento e amadurecimento do seu negócio.

Você pode contratá-lo para diferentes finalidades, desde assuntos específicos, como um planejamento tributário, até temas gerais, como estratégia de negócios.

Quer saber o que faz e qual a importância desse profissional para o desenvolvimento da sua empresa?

Avance na leitura e descubra.

O que faz um consultor estratégico de startups?

A função de um consultor estratégico de startup é orientar e ajudar gestores a tomarem decisões alinhadas às metas e objetivos do negócio. 

Nesse contexto, vale uma distinção entre as atribuições do consultor e do assessor, dois termos que costumam causar confusão.

O consultor presta consultoria, mas não coloca a mão na massa efetivamente.

Seu trabalho consiste em diagnosticar, avaliar alternativas e sugerir melhorias – o cliente é quem decide se implanta ou não as soluções apresentadas. 

O assessor, por outro lado, presta serviço de assessoria, ou seja, ele executa, de fato, o trabalho.

Um consultor estratégico de startups pode orientar o empreendedor em diferentes aspectos do negócio, nos quais precisará cumprir pelo menos três etapas:

  1. Fazer um diagnóstico 
  2. Detectar e classificar as principais falhas e ineficiências
  3. Propor soluções (de preferência, mais de uma).

A seguir, confira as principais áreas que podem ser beneficiadas por uma consultoria de qualidade.

Soluções tecnológicas

O consultor de startups na área de tecnologia talvez seja um dos profissionais mais demandados pelo mercado atualmente.

Afinal, os negócios inovadores buscam o crescimento exponencial por meio dos recursos tecnológicos e ferramentas digitais

Soluções em cloud computing, análise de dados, inteligência artificial e Business Intelligence podem ser melhor viabilizadas com a ajuda de um consultor com know-how no assunto.

Gestão de negócios

A consultoria em gestão de negócios é mais ampla e pode incluir tanto o aspecto mercadológico quanto operacional.

Gestão de indicadores, modelo de negócio, modelo de receita, ajuste do produto ao mercado e validação de hipóteses são questões que podem ser tratadas nesse contexto.

Muitas startups ancoram-se na experiência de investidores-anjo ou em outras estruturas, como incubadoras e aceleradoras.

Ao contratar um consultor estratégico em gestão de negócios, tenha em mente que deve ser alguém que conheça, de fato, o ecossistema. 

Um gestor egresso de uma grande empresa até pode ajudar, mas talvez não o suficiente, considerando que o modelo de gestão de uma startup é bem diferente de uma organização tradicional.

Jurídico e societário

A consultoria jurídica e societária pode ser de grande valia em diferentes momentos de sua startup:

  • Na formalização do negócio, que envolve definições do tipo societário, regime de tributação, integralização do capital social e divisão societária
  • Numa eventual reestruturação de capital, como nos casos em que há entrada de sócios-investidores
  • Em processos de fusões e aquisições (M&A).

Você pode precisar de um consultor jurídico também em questões mais específicas, como na criação de instrumentos de proteção ou na implantação do partnership (quando os melhores colaboradores se tornam sócios).

Planejamento tributário

Quanto ao aspecto tributário, um consultor estratégico também pode ajudar sua startup a pagar menos imposto dentro dos limites da legislação.  

Há diversas ações que podem ser tomadas a fim de reduzir a carga tributária sobre as empresas, desde a exploração de brechas na lei à escolha mais adequada do regime tributário.

Importância do consultor estratégico na gestão financeira de startups

As startups, sobretudo nos estágios iniciais, geralmente queimam muito caixa até alcançar o break-even point.

Para alavancar o crescimento, muitas recorrem a rodadas de captação, uma missão desafiadora, sobretudo no cenário atual

Um consultor estratégico em gestão de recursos pode ajudar o empreendedor a criar um plano financeiro sólido, visando convencer o investidor de que o projeto vale o risco.

Pode, também, orientar o empreendedor quanto à implantação e monitoramento de indicadores de desempenho específicos para empresas de tecnologia, como:

  1. Unit economics (economia de unidade): mede receitas e despesas por unidade produzida
  2. Lifetime Value (LTV): mede o custo de aquisição do cliente
  3. Burn rate (eficiência de capital): mede o tempo que a startup leva para consumir sua receita recorrente.

Contabilidade consultiva: uma consultoria estratégica para ajudar a crescer

No contexto da gestão contábil e financeira, uma ótima solução para as startups é a contabilidade consultiva, um tipo de serviço feito sob medida para cada cliente.

Diferentemente da assessoria contábil, que foca nas rotinas, a consultoria em contabilidade é mais ampla e estratégica.

Seu propósito é transformar dados em informações úteis à tomada de decisão por meio de estratégias diversas.

Esse, inclusive, é um dos serviços oferecidos pela Comece com o Pé Direito, empresa de contabilidade digital especializada no ecossistema startup. 

Se você quer saber em detalhes como funciona a contabilidade consultiva, clique aqui e fale com a gente!

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