Contabilidade para empresas de TI: qual a importância de contar com profissional especializado na área?

Você, empresário de Tecnologia da Informação, cara da TI, quantas vezes já perdeu o sono por não entender as questões contábeis do seu negócio? Quantas vezes já se questionou se estava fazendo a coisa certa? A gente sabe que não é para menos, afinal, além de gerar informações super importantes que vão te ajudar na tomada de decisões, a contabilidade também atua nas questões tributárias e trabalhistas.

 

MAS NÃO SE DESESPERE, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO NO MUNDO E A GENTE ESTÁ AQUI PARA TE AJUDAR.

 

Nós sabemos que a tecnologia tem sido, no decorrer dos últimos anos, parte fundamental para o crescimento de empresas e seu desenvolvimento. É ela que faz com que os processos se tornem mais rápidos e integrados, e, como está cada vez mais presente na vida dos empresários, os negócios que a exploram passaram a ter que se preocupar mais com as estratégias e a gestão de suas empresas.

A contabilidade para TI se escora em três pilares principais e é por meio deles que os gestores têm uma real noção sobre as questões fiscais do seu negócio e podem evitar erros que gerem multas e demais sanções.

 

Os três pilares da contabilidade para TI


Planejamento tributário: é por meio dele que definimos o regime de tributação, que poderá ser o Lucro Real, Presumido ou Simples Nacional. Uma escolha equivocada do regime tributário pode causar graves transtornos para a saúde financeira da sua empresa, que pode ir de multas até, em alguns casos, falência pelo simples fato de estar inscrita em um regime de tributação inadequado.

- Como a contabilidade para TI vai ajudar: para isso o especialista em contabilidade para TI vai buscar as melhores alternativas dentro da lei para que sua empresa pague o mínimo de imposto possível realizando tudo isso com base em relatórios e análises técnicas. Nesse caso é preciso ter ao seu lado uma consultoria qualificada e atualizada que oriente e apoie você constantemente na execução das operações e na avaliação de documentos importantes.



Escolha da atividade de exploração: Essa atividade determinará o tipo de serviço que a sua empresa de TI executará. Tecnologia da Informação é um termo muito vasto, que acaba sendo genérico e abrangendo uma série de atividades que vão desde a manutenção até a criação de softwares. A Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) existe para fazer essa distinção. Nela constam todos os tipos de atividades existentes no país, entre elas, as que estão relacionadas à tecnologia.

- Como a contabilidade para TI vai ajudar: Esse pilar é diretamente ligado ao anterior, visto que o impedimento de enquadramento em alguns tipos de regime de tributação está relacionado à atividade que a empresa executa, além do faturamento.


Acompanhamento da legislação tributária: nós sabemos como a legislação tributária brasileira pode complicar bastante a vida dos empreendedores - ainda mais agora com as mudanças na reforma trabalhista e suas implicações no eSocial. Isso porque ela é complexa e possui regras diferentes para determinadas atividades ou regimes de tributação, além também de sofrer mudanças com muita frequência. 

- Como a contabilidade para TI vai ajudar: procedimentos criados recentemente já deixaram de existir, regras, obrigações, novas alíquotas e documentos fiscais começam a aparecer e se você não se adequar a essas mudanças pode pagar um preço muito alto e é aí que entra também o papel da empresa especialista em contabilidade para TI.

No seu cotidiano como profissional de TI você vai enfrentar complexidades em suas rotinas de trabalho, e por isso necessita de extrema concentração na execução de qualquer tarefa, portanto, é impossível ficar se preocupando com prazos e assuntos burocráticos do seu negócio, por isso já adiantamos os problemas que você pode vir a enfrentar.

A gente já falou ali em cima que as questões tributárias são complicadas então não temos como falar dos problemas que você pode enfrentar sem mencioná-las. A tributação pode ser responsável pelo avanço ou declínio do seu negócio, e, além disso, ainda existem as obrigações adjacentes como o envio de declarações e demonstrativos aos órgãos tributários. A falha ou falta de transmissão desse tipo de informação gera multas, bloqueios e demais sanções para a empresa.

 

Ainda assim você se pergunta: por que contratar uma empresa especialista em contabilidade para TI?

 

Primeiro, o que queremos te mostrar aqui é que não basta apenas contratar uma empresa para contabilidade, é necessário contratar uma assessoria contábil especializada para te dar o atendimento perfeito para sua legislação fiscal e contábil que se aplique a sua empresa de TI. É esse contador que saberá exatamente como e quando as obrigações devem ser cumpridas, sejam elas para o pagamento de impostos, taxas e contribuições ou cumprimento de obrigações fiscais acessórias. 

Os benefícios vão muito além de prevenir multas e sanções, a contabilidade pode ajudá-lo a tomar importantes decisões gerenciais. A contabilidade para TI também poderá ajudar você a realizar investimentos diversos, analisando o seu planejamento tributário e outros pontos importantes existentes em aplicações financeiras variadas.

Se a sua empresa de TI investir em uma contabilidade especializada para o seu negócio, até o mercado passará a olhá-la diferente, com mais credibilidade e confiança. Muito mais do que gerar guias de impostos e obrigações contábeis, esse serviço vai ser um aliado da sua empresa. Com gestão e contabilidade em uma coisa só, sua empresa vai crescer mais sólida e sadia, com mais lucro e de forma mais estável.

 

Então que tal conhecer a Comece com o Pé Direito?

 

Nós, da Comece com o Pé Direito, oferecemos a você uma assessoria especializada. Somos especialistas em contabilidade para Startups, temos atendimento diferenciado, mentoria de especialistas na área e estamos sempre prontos para oferecer a solução mais adequada para o seu negócio.Oferecemos para você o serviço de BPO (Business Process Outsourcing), que é o gerenciamento terceirizado do seu financeiro. Ele envolve todas as soluções financeiras que você precisa e que irão facilitar sua vida e ajudar seu negócio a crescer. Isso para que você tenha mais tempo de focar em objetivos específicos da sua empresa.Controle o seu negócio sem complicação e tenha ainda total suporte e treinamento feitos diretamente pela nossa equipe de especialistas. Conheça o nosso serviço Financeiro Descomplicado e fique ainda mais perto de realizar os sonhos da sua empresa. Agende uma conversa com um dos nossos especialistas!

Fonte: https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/38044/1516965528contabilidade-para-empresas-de-ti.pdf